Segunda, 30 de junho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/10/2024 13h05

Menino de Tubarão com prótese faz vídeo inspirador para as redes sociais: 'Uso prótese e sou muito feliz'; assista

Na sua conta do Instagram 'Vida com Prótese', Enzo Ferreira Tartari, de 10 anos, fala sobre como uma prótese não precisa ser um fator limitador
Menino de Tubarão com prótese faz vídeo inspirador para as redes sociais: 'Uso prótese e sou muito feliz'; assista

Enzo Ferreira Tartari, de 10 anos, natural de Tubarão, emocionou os seguidores com um vídeo motivacional postado em sua conta no Instagram, "Vida com Prótese". No vídeo, Enzo compartilha sua mensagem de superação: "Eu uso prótese e sou muito feliz!".

Veja o vídeo:



A história de Enzo começa ainda na gestação, quando uma má formação no útero comprometeu o desenvolvimento de sua perna esquerda. Linhas uterinas entrelaçaram sua tíbia e fíbula, resultando em uma deformidade no pé. Aos dois anos e um mês, os médicos recomendaram a amputação parcial do pé esquerdo. Inicialmente, os pais de Enzo resistiram à ideia, mas com o tempo perceberam que a amputação seria o melhor caminho para o desenvolvimento do filho. "No início, vimos como seria o crescimento", comentou o pai de Enzo.

PUBLICIDADE

Apaixonado por futebol, Enzo cresceu em uma família que sempre praticou o esporte. Embora tenha sido inicialmente colocado no boxe, esporte considerado mais adequado pelo pai devido à prótese, Enzo sempre manteve seu desejo de jogar futebol. Hoje, ele é goleiro em duas escolinhas: o Centro de Excelência em Futsal e Futebol (CEFF) e o Conexão Comunitária.

 

Os pais de Enzo adotaram uma criação firme e positiva, ensinando o filho a não focar nas limitações, mas nas possibilidades. "Mostramos para ele que existem dificuldades, mas elas são superáveis", disse o pai. O ambiente em casa é de encorajamento, onde palavras como "pena" e "coitado" são evitadas, segundo explica.

PUBLICIDADE

A ideia de criar a conta no Instagram foi uma iniciativa de Enzo, com o apoio da mãe. O pai, que é professor de educação física, só soube do vídeo depois que ele foi publicado e se surpreendeu com a repercussão positiva. "Acho que o intuito dele é mostrar para outras crianças que, sim, existem dificuldades, é difícil, mas todo mundo tem condições de fazer várias coisas", refletiu o pai. 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.