Segunda, 28 de abril de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
21/10/2024 17h27

Casinhas de cães comunitários são vandalizadas na Praça do antigo Angeloni

Moradores e voluntários denunciam atos de vandalismo e hostilidade contra cães comunitários na região central de Tubarão
Casinhas de cães comunitários são vandalizadas na Praça do antigo Angeloni

Cães comunitários que vivem há anos na Praça General Osvaldo Pinto da Veiga, nas próximidades do antigo Angeloni, no Centro de Tubarão, foram alvo de vandalismo. Três casinhas, colocadas por voluntários e patrocinadas por moradores com o apoio da Ong Movimenta-cão, foram instaladas para proteger os cães das intempéries. No entanto, uma das casinhas foi destruída no começo de outubro. A situação tem gerado revolta na comunidade, especialmente entre aqueles que têm cuidado dos animais.

 

De acordo com Marcele Bressane, representante da Ong Movimenta-cão, os cães que estão na praça foram tratados e vacinados pelos voluntários, que também garantem alimentação e água. “A vida animal precisa ser respeitada. Não somos a favor de manter os animais nas ruas, mas essa é a realidade que lutamos para mudar diariamente. Divulgamos casos de abandono, promovemos campanhas de adoção e sempre que possível encaminhamos para a castração”, explicou Marcele.

 

Ela também ressaltou que a lei municipal n° 5.378, de 2020, protege os animais de rua e que é responsabilidade da prefeitura adotar políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. “O que não pode acontecer é a atitude de alguns moradores se colocando contra a circulação desses animais e, além disso, tentativas de impedir que voluntários exerçam o direito de prover os cuidados”, afirmou.

PUBLICIDADE

“Algumas vezes escutamos barulhos de rojões ou bombinhas no local onde normalmente os animais ficam”, relatou uma moradora, que prefere não se identificar. Ela também destacou a hostilidade de alguns moradores da região, que se incomodam com a presença dos cães. “Os voluntários estão tentando minimizar o sofrimento dos animais de rua e estão sendo hostilizados por isso. São questionados o tempo todo por ajudar os animais nas suas necessidades de sobrevivência”, acrescentou.
 

 

PUBLICIDADE

Além da destruição da casinha, voluntários relataram a instalação de dispositivos sonoros na área, supostamente para afastar os animais de rua. A Ong Movimenta-cão já solicitou à Funat um laudo técnico sobre a funcionalidade desses aparelhos e seus possíveis danos aos animais. Um Boletim de Ocorrência foi registrado pelos moradores, e eles esperam que o responsável pelos danos seja identificado e responsabilizado.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.