O Museu Ferroviário de Tubarão recebe, a partir desta segunda-feira (14), a exposição Lua em Escorpião, segunda mostra individual do artista visual Thiago Francisco, com curadoria de Silvana Silva de Souza. A estreia ocorre hoje, às 19h, marcando mais uma fase na carreira do artista, que, por meio de cinco novas obras de grande porte, explora questões como capitalismo, consumismo e o desejo de pertencimento social.
Essas novas obras dão continuidade à narrativa da primeira mostra de Thiago, Mal Visto, que abordava sua vivência pessoal durante a infância e juventude, por meio do personagem Cleiton, uma criança tentando se adequar a ambientes hostis. Em Lua em Escorpião, o foco está nas consequências do desejo de "ter para ser", refletindo sobre como o consumismo pode moldar identidades e relações humanas.
As peças expostas foram criadas com técnicas clássicas, como papel colê e machê, além de costura e bordado livre. O artista também utiliza suas próprias memórias e experiências como matéria-prima para as obras, transformando-as em objetos artísticos e conceituais que convidam à reflexão.
Thiago Francisco, natural de Florianópolis, viveu nove anos em Tubarão, onde deu início à sua carreira como artista visual em 2020. Em 2023, foi contemplado com o Prêmio da Lei Paulo Gustavo pelo município de Tubarão. Após sua temporada em Tubarão, que vai até o dia 1º de novembro, a exposição Lua em Escorpião seguirá para Florianópolis, onde ficará em cartaz no Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina, de 11 a 29 de novembro.