O ato de entrega da chave do Centro de Inovação Tecnológico de Tubarão Sigma Tech Park aconteceu nesta quarta-feira (25). Na cerimônia, a empresa gestora do espaço recebeu as chaves do novo equipamento de Tubarão, cujas obras completam mais de 10 anos.
Neste primeiro momento, o trabalho destas empresas será apenas interno. O atendimento externo, direcionado às incubadoras, aos laboratórios, dentre outros, deverá começar em novembro, quando está prevista a inauguração oficial do Centro.
As operações do espaço ficarão a cargo do Instituto Rota Sul de Ciência e Tecnologia, que é formado pela ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), AJET (Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão) e Fundação Unisul.
Valter Schmitz, presidente do Instituto Rota Sul, falou sobre como funcionará o Sigma. “A administração atende à lei estadual e se dá por uma entidade civil organizada que faz a gestão deste equipamento, que é um equipamento público. É uma gestão autônoma, como se fosse uma parceria público-privada”, explicou.
Luiz Antonio Duarte, diretor executivo do Sigma Tech Park, explicou como vai funcionar a coordenação do local. “Nos próximos meses ainda vamos passar por um processo de implementação das empresas para que no dia 28 de novembro, que é nossa expectativa, inaugurar oficialmente o local”, explica ele , que afirmou que em 2025, o local deve contar com cerca de 25 eventos.
Fernando Vechi, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Tubarão falou da importância do equipamento para o desenvolvimento local e sobre as empresas que estarão no equipamento. “É uma data marcante que concretiza o início das atividades de um projeto muito esperado pela comunidade e vai ser uma referência na cidade para o empreendedorismo e inovação”, disse.
O prefeito de Tubarão Jairo Cascaes falou sobre a “Chegamos ao finalmente, neste dia importante. Para mim, como prefeito é uma satisfação poder entregar a chave. Houve alguns perrengues, mas o importante é que chegamos aqui”, concluiu.
Caso alguma empresa ainda queira garantir seu espaço no Sigma, os editais encontram-se abertos, desde que o empreendimento possua a temática da inovação ou que estejam de acordo com as linhas de atuação da gestora do Centro.