Com 80% de sua ocupação já definida, acontece nesta quarta-feira (25), às 16 horas, o ato de entrega da chave do Centro de Inovação Tecnológico de Tubarão Sigma Tech Park à empresa gestora do espaço.
Na oportunidade, o prédio será aberto para as chamadas empresas residentes, ou seja, aquelas que já possuem salas locadas no empreendimento, para que as mesmas iniciem as montagens de seus equipamentos e, assim, comecem a operar no novo local. Neste primeiro momento, o trabalho destas empresas será apenas interno. O atendimento externo, direcionado às incubadoras, aos laboratórios, dentre outros, deverá começar em novembro, quando está prevista a inauguração oficial do Centro.
Ressalta-se que, caso alguma empresa ainda queira garantir seu espaço no Sigma, os editais encontram-se abertos, desde que o empreendimento possua a temática da inovação ou que estejam de acordo com as linhas de atuação da gestora do Centro.
Ao todo, serão 11 empresas de desenvolvimento de soluções tecnológicas, tanto em software quanto em hardware; uma empresa de pesquisa e desenvolvimento; empresas de apoio, como um escritório de advocacia, uma agência de publicidade, uma empresa de captação de recursos, o Sebrae (que irá transferir sua sede em Tubarão para o local); espaços para projetos especiais abertos à comunidade; um observatório de empreendedorismo e inovação coordenado pela Fundação Universa Sul; um laboratório de prototipagem coordenado pelo IFSC (local onde qualquer empresário que tiver alguma ideia de produto encontrará ferramentas e técnicos para materializar este conceito); duas incubadoras, para auxiliar empreendedores no início de seus projetos ou de suas start-ups.
“A presença destes players de mercado só reforçam a vocação de Tubarão para a inovação e para o desenvolvimento tecnológico, o que faz com que o Município também acredite que esta combinação de empresas, instituições de ensino, de organizações sociais, tudo dentro de um mesmo local é um fator chave para o fortalecimento do nosso ecossistema empreendedor, para aumentar a competitividade da cidade e abrir caminhos para uma economia mais diversificada e sustentável”, analisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Fernando Vechi.