O filme “Wall-e”, uma iniciativa de sensibilização ambiental voltado ao público infantil, proporcionou uma experiência única para as crianças do maternal 2 do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Magdalena, do bairro Três de Maio, de Capivari de Baixo. Os pequenos contemplaram uma sessão de cinema, além de participar de atividades recreativas e educacionais propostas no programa Parque Diamante +Educação. O evento foi realizado no Parque Diamante +Energia.
A diretora da instituição, Marcia Adriana dos Santos Bittencourt, afirma que o aprendizado infantil está diretamente ligado ao lúdico. “O filme Wall-e é uma maneira de conscientizar os pequenos desde cedo da necessidade de conservar o meio ambiente”, explica.
A educadora pontua que a experiência de assistir um filme em uma sala de exibição é transformadora. O objetivo foi promover a cada criança um dia mágico, onde o aprendizado se uniu à magia do cinema proporcionando cultura.
Wall-e (2008) é uma animação da Disney e da Pixar, de 97 minutos. O filme se inicia no ano de 2700, tendo como cenário principal o nosso planeta, basicamente desabitado. Ele se apresenta como um grande depósito de lixo, no qual o personagem principal do filme, Wall-e (Waste Allocation Load Lifters - Earth – Levantador de Carga para Alocação de Lixo – Classe 'Terra'), trabalha para compactar e organizar todo esse entulho, sozinho, uma vez que seus companheiros de profissão estão estragados. Assim, ele e sua barata de estimação são os únicos habitantes daquele planeta cinzento.