Morreu na noite desta sexta-feira (13) o oftalmologista Ruy César Esmeraldino Orlandi, aos 81 anos de idade. Segundo familiares, Ruy passou mal e foi encaminhado ao Hospital Unimed em Tubarão, onde faleceu por volta de 23h.
Natural de Tubarão, Ruy nasceu em 17/06/1943, sendo o filho único de José de Oliveira Orlandi e Aneci Esmeraldino Orlandi.
Ele passou no vestibular para a Universidade Católica de Pelotas no Rio Grande do Sul, se formando em medicina em 1970 e posteriormente se especializando em oftalmologia, profissão que exerceu até 2017, tendo recebido em 2014 o diploma de Mérito Médico, por mais de 40 anos de atividade profissional de forma ética e dignificante para a profissão.
Ruy participou da fundação de instituições importantes, como a Unimed Tubarão, e acumulou cargos em instituições de medicina e oftalmologia.
Conheceu sua esposa, Iara Margareti da Silva Orlandi, em 1962. Ruy foi um companheiro amoroso, carinhoso, fiel, parceiro e incentivador. Recentemente, completaram 53 anos de casados.
Pai de 3 filhos, Cristiano, Paulo e Ruy, avô de Pedro 10 anos, Laura e Betina 6 anos.
Ruy deixa uma marca forte de respeito, honestidade, retidão, amor, simplicidade e união.