POLITICANDO
SABATINA – CANDIDATOS DE TUBARÃO
Nos estúdios do HC Notícias, elaboramos um projeto dentro do programa DURA 1HORA. Serão três segundas-feiras, das 20h às 21h, com candidatos a prefeito e prefeita unidos aos seus respectivos vices. O objetivo do programa será exclusivamente sobre o Plano de Governo de cada candidato. Só plano de governo! Não haverá debate. Todos terão 1 hora para mostrar como colocar em prática seu plano e como buscarão recursos para sua realização. Imperdível, sem dúvida alguma!
DATAS DA SABATINA HC NOTÍCIAS
Avisamos aos partidos e suas assessorias que as datas estavam disponibilizadas a partir da próxima segunda-feira. Assim, ficou definida a ordem de participação: - Segunda-feira, dia 09, será a vez da candidata Maristela Francisco 13 e seu vice Paulão; - Dia 16 está reservado para o candidato Stupp 45 e seu vice Jean Abreu; - No dia 23, será a vez do candidato Soratto 22 e seu vice Denis Matiola. Não esquecendo o tema principal: "Planos de Governo".
QUASE MORNO
Para alguns, esta eleição, por enquanto, ainda está fria em todos os sentidos aqui na cidade. Ainda não se vê aquela movimentação de bandeiras, carros de som e as famosas “formiguinhas”. Se não fossem os bons lançamentos de campanha, até agora não teríamos novidades. Talvez, chegando ao final, tenhamos boas manifestações, ou talvez todos estejam usando apenas as redes sociais como ferramenta. Quanto a isso, não tenho dúvidas: postagens, vídeos, fotos estão repercutindo em cada rede, porém nem sempre com recados agradáveis.
PESQUISAS EM FALTA
Enquanto outras cidades realizaram pesquisas oficiais e as divulgaram, aqui em Tubarão não há nenhuma movimentação sobre o assunto. É sabido que alguns partidos já realizaram algumas apenas para consumo próprio e também para direcionar a caminhada até a eleição. Acho que pelo menos uma pesquisa deverá ser divulgada em breve. A tudo isso chamamos de estratégia eleitoral. Se é assim, então que seja. Vamos aguardar.
DEBATE – CAPIVARI DE BAIXO
Dando continuidade aos debates planejados para esta eleição pela Rádio Tuba FM 104.9, nesta sexta-feira (6), a partir das 9h30, será a vez dos candidatos a prefeito pela cidade de Capivari de Baixo. Todos confirmaram suas participações. A cidade terá três candidaturas: Expedito Miches, pelo Republicano; Cláudir Bitencourt (PL); e Márcia Roberg, que está fazendo um mandato tampão e vai para eleição pelo Progressista.
KINDER OVO ELEITORAL
O título é baseado no segredo que tem dentro do ovo. O presidente do MDB de Tubarão estava, na minha opinião, fazendo tudo certo até agora. Colocou seus bons cabos e assessores eleitorais para serem candidatos a vereador pelo MDB nesta eleição. Bloco ativo, equipe constituída, foto na rua, planejamento sendo colocado em prática, e, de repente, cai como uma bomba a notícia de que o presidente Tancredo seria candidato a vereador. Isso não estava no acordo interno.
RENOVAÇÃO É A TÔNICA
Nossa câmara deve ter uma renovação de mais de 50% nesta eleição. Caso aconteça, o feito será inédito. Porém, não está muito longe disso. Nesta eleição, podemos perceber caras novas, tanto de mulheres como de homens candidatos a vereador, que têm objetivos claros e sabem onde podem chegar. Entretanto, entendem que existe uma luta diária por votos para se eleger. Sabem também que a conquista do voto não é fácil. Todos enfrentam suas dificuldades.
DISCURSOS FORA DE FOCO
Escrevi e reescrevo: o prefeito Jairo não deveria ser o foco dos debates nesta eleição pela oposição. Escrevo isto para lembrar aos desavisados que o governo de mandato tampão faz parte, mas o foco, na minha opinião, não é esse. Colocar esse tempo da gestão nos debates é querer esquecer o passado recente e simplesmente mostrar que todos os lados se conhecem, com exceção da candidata do PT.
MAIS FÁCIL POLITIZAR
Salvaro culpou o governador e esqueceu de dizer o porquê foi preso. Aliás, o vídeo foi feito antes de ser levado pelo Gaeco e a força-tarefa. O difícil, neste momento tenebroso para Salvaro, foi atacar politicamente o governador e esquecer o fator principal: "Do que estou sendo acusado?". O problema, prefeito, segundo as investigações, foi a existência de corrupção dentro do sistema funerário da cidade. Cabe agora aos seus advogados provarem que tudo não passou de uma tremenda injustiça, se é que foi. Mas querer politizar a ação da força-tarefa é sempre mais fácil. Política é uma coisa, corrupção é outra. Com a palavra, a justiça.