Neste domingo (1º), o Museu Ferroviário de Tubarão foi palco de uma celebração histórica: os 140 anos da inauguração da primeira ferrovia do Estado de Santa Catarina.
O evento, que reuniu autoridades, entusiastas da história ferroviária e membros da comunidade, relembrou a importância da Estrada de Ferro Dona Thereza Christina, inaugurada em 1884, para o desenvolvimento econômico e social da região.
A cerimônia contou com discursos de figuras importantes como Luis Mario Novochadlo, diretor de operações da FTC, e Everaldo Luiz Barreto da Silva, Diretor Presidente da SALV, mantenedora do Museu Ferroviário e do Passeio Ferroviário Expresso.
Ambos destacaram o papel crucial que a ferrovia desempenhou ao longo dos anos, conectando comunidades e facilitando o transporte de carvão mineral, mercadorias e passageiros, desde suas origens nas docas do Porto de Imbituba até o extremo-sul de Santa Catarina.
O evento foi uma verdadeira viagem no tempo e os presentes puderam reviver a importância dos trilhos que conectaram o passado ao presente, impulsionando o desenvolvimento catarinense.