A influenciadora Isabel Veloso se pronunciou nas redes sociais nesta terça-feira( 27) após a médica dela ter declarado que a influencer não é considerada uma paciente em câncer terminal.
Segundo a profissional, o câncer de Isabel não tem cura e ela está em cuidados paliativos - ou seja, o tumor não reage ao tratamento e, por isso, os cuidados. Após a declaração, a jovem, diagnosticada com Linfoma de Hodking, foi às redes comentar a o fato. Isabel está grávida.
A médica Melina Branco Behne, que cuida da jovem, afirmou que a moça não sofre de câncer terminal e o tumor dela está pequeno e estagnado. "O quadro clínico da Isabel está estável, o tumor está pequeno, com o crescimento estagnado e ainda com o controle importante dos sintomas que ela sentia", detalhou a médica ao Gshow.
"Pela primeira vez não foram sensacionalistas em falar o meu real estado de saúde. Ainda assim, tem gente falando que essa é a maior prova de que estou mentindo sobre a minha doença. Mas, na realidade, essa é a maior prova de que não estava mentindo", afirmou Isabel em vídeo publicado ems uas redes sociais.
A jovem continuou: "Para os desinformados que estão cuidando da minha vida e não têm o que fazer: minha doença era terminal devido à previsão de tempo. Eu tinha um tempo estimado de vida e não era certeza que minha doença iria se estabilizar. Mas ela se estabilizou. E eu passei a não ser mais paciente terminal, sou uma paciente em cuidados paliativos [...] que são para pessoas que não possuem cura de doença e apenas para amenizar sintomas e proporcionar qualidade de vida".
"Estou sumida justamente porque estou cansada da internet e comentários ridículos desse jeito. Eu só estou esperando que a Justiça seja feita a algumas pessoas dentro de medidas cabíveis [...] Estava mais do que na hora das pessoas entenderem que existe uma diferença em estado de terminalidade, que são os últimos dias de um paciente e estado paliativo, que uma pessoa pode sim conviver anos com uma doença sem cura e não tem data prevista para morte", completou.
A médica revelou que aconselhou a famosa a não engravidar. "Quando eu e a Isabel conversamos sobre gestação, ela não andava por causa da dor no corpo e usava oxigênio devido a falta de ar. A orientação foi de não engravidar porque os sintomas poderiam piorar. E ainda: seria mais difícil controlá-los porque durante a gestação alguns medicamentos são contraindicados", relembrou.
"A Isabel não está em estágio terminal! E sim, apenas, sob cuidados paliativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças graves, incuráveis e que ameaçam a vida", finalizou.