A partir desta sexta-feira (23), Santa Catarina começa a sentir os efeitos de uma frente fria que traz chuvas intensas e uma queda significativa nas temperaturas em todo o Estado. Durante a manhã, os temporais devem atingir o Extremo Oeste, Oeste e áreas próximas ao Rio Grande do Sul.
Com a progressão do dia, o clima instável se desloca para o Vale do Itajaí, litoral e regiões do Norte catarinense, onde a Defesa Civil alerta para riscos variando de baixo a moderado em relação a chuvas e temporais.
A chegada da frente fria é acompanhada por uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas, com máximas entre 10°C e 20°C abaixo dos valores registrados no dia anterior. Esse frio intenso também aumenta o risco de complicações de saúde, especialmente relacionadas a doenças cardiorrespiratórias. Além disso, o litoral catarinense enfrentará mar agitado, com ondas de até 2 metros.
O sábado (24) continuará sob os efeitos da frente fria, com chuvas persistentes no Norte de SC, principalmente nas áreas próximas ao Paraná. No restante do Estado, o tempo começa a estabilizar, mas uma forte massa de ar polar mantém o frio intenso, com temperaturas variando entre 11°C e 15°C no litoral e de 6°C a 10°C nas demais regiões. As máximas não devem superar os 14°C.
Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (25), a Serra catarinense pode registrar neve, de acordo com a Defesa Civil. As condições de frio e umidade são propícias para precipitação invernal na região, que deve se preparar para um final de semana gelado.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom.