A quinta-feira (22) deve ser marcada por uma mudança no tempo em Santa Catarina. Uma frente fria faz com que as temperaturas caiam bruscamente, além de trazer chance de chuva e temporais isolados, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
Os nevoeiros marcarão presença no início do dia mais uma vez, em especial no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. O sol deve predominar em todas as regiões, contudo entre o fim de tarde e começo da noite uma frente fria se aproxima.
Assim, há chance de chuva, temporais isolados e aumento nas nuvens nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Há risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva, que pode ser pontualmente intensa.
O vento deve se manter forte ao longo do dia, com rajadas acima dos 70km/h em alguns momentos. A predominância deve ser de vento noroeste, mas virando para sudoeste/sul durante a tarde na divisa com o estado gaúcho. Há chance de queda de galhos e árvores, destelhamentos e atingimento da rede elétrica.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o declínio acentuado de temperaturas, com ingresso de ar frio de origem polar na retaguarda da frente fria. Esse fenômeno faz com que as temperaturas caiam significativamente entre quinta e sexta-feira (23), sendo que a tarde de sexta-feira deve ter temperaturas de 9°C a 15°C mais baixas do que no dia anterior.
Há risco alto para ocorrências associadas à queda das temperaturas, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul, e parte da Grande Florianópolis, do Médio Vale e do Litoral Norte. As demais áreas tem risco moderado.
As mínimas ficam entre 8°C a 17°C nos planaltos, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. Já no Grande Oeste e no Litoral Sul o dia deve começar com termômetros marcando entre 19°C e 25°C.
No período da tarde, as máximas giram em torno de 30°C em todo o Estado, chegando a 36°C no Litoral Sul. O mar segue agitado no Litoral Sul, com ondas de leste/nordeste entre 2,0 e 2,5m e risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.