A solenidade de posse de 13 novos professores efetivos aprovados no Concurso Público do Magistério, realizado em maio passado, em Capivari de Baixo, ocorreu nesta quarta-feira (14), pela manhã.
O ato foi realizado na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, localizada no Paço Municipal. Além da assinatura do termo de posse, os aprovados efetuaram o juramento à profissão.
Com a convocação, os profissionais passam a reforçar o quadro de docentes efetivos da educação pública do município. Os servidores iniciaram as atividades nas cinco Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) e Centros de Educação Infantil (CEI), nesta quarta-feira.
A secretária da pasta Marinélia T. Bonelli Fernandes, assegura que Capivari de Baixo, vivencia uma atmosfera muito favorável na Rede Municipal da Educação, desde a valorização dos profissionais, que hoje recebem o piso nacional, a Formação Continuada, assegurada no Plano Municipal da Educação (PME) e a posse de mais de setenta professores, que farão parte do quadro efetivo do município.
“Tornar-se um educador é verdadeiramente inspirador e demonstra o comprometimento de cada um com o crescimento e o desenvolvimento da sociedade. Ser professor é ser um agente transformador. Estamos vivenciando um grande momento de celebração na história da educação. Sejam todos bem-vindos à valorosa e qualificada equipe da rede municipal”, afirma.
Os professores empossados não escondiam a alegria pelo momento. Luana da Rosa Vieira, que lecionará nos anos iniciais do Ensino Fundamental, relata que o momento era aguardado há anos por muitos profissionais da educação. "Este concurso foi muito esperado, cercado de muita expectativa. Foi um processo muito concorrido, passando pelas provas e pelas demais fases. Agora, a expectativa é de ir para a sala de aula para se dedicar à educação das nossas crianças de Capivari de Baixo”, observa a pedagoga.
Com essa nova lista, 83 professores foram chamados para integrar a rede municipal de ensino. Na primeira convocação, 70 nomeados já estão em exercício das funções e 13 profissionais iniciaram nesta quarta-feira os trabalhos.
A realização do concurso atendeu uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2019. Com isso, o município irá se adequar ao quadro de servidores na área da educação. Foram reservadas aos negros 20% das vagas, conforme a Lei Municipal 2.213/2023. Esta é a segunda chamada do concurso público, que tem validade por dois anos, prorrogável por mais dois.
É de responsabilidade de o candidato manter os dados de contato atualizados junto ao Departamento de Recursos Humanos. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida por meio do telefone (48) 3621-4426.