O município de São Joaquim, na Serra, atingiu a marca dos -2,6°, com sensação térmica de -1,9°C, durante a madrugada. No início da manhã, houve uma pequena elevação, mas os termômetros continuam abaixo de 0°C.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mesmo com a elevação, a sensação térmica em São Joaquim continua baixa, na casa dos -4,6°C às 8h20min. O frio extremo se dá por uma forte massa de ar seco e frio que avança sobre Santa Catarina.
À tarde, as temperaturas não devem ultrapassar a marca dos 15ºC no município.
Em Urupema, também na Serra catarinense, a madrugada também atingiu sensação térmica negativa, na casa dos -4,2C. Os termômetros marcaram -2,2°C.
No início da manhã, as temperaturas caíram ainda mais, atingindo -2,9°C, com sensação de -1,7°C. As máximas nesta terça-feira não devem ultrapassar os 13°C na cidade.
Outros municípios catarinenses também registraram frio extremo, durante a madrugada. Conforme dados da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Urupema — uma das cidades mais frias do país, registrou -3,4°C durante a madrugada.
Em Bom Jardim da Serra, a madrugada fez -2,2°C durante a madrugada, com amanhecer na casa dos -2,9°C. Em Lages, os termômetros marcaram 0,6º à noite e -0,2°C pela manhã.
À tarde, as temperaturas sobem, mas ainda permanecem baixas, entre 17 °C a 20 °C no Grande Oeste, e entre 10 °C e 16 °C nas demais regiões.
Foto: Wagner Urbano/ Reprodução/ Portal HC.