A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso de alerta para a passagem de um ciclone extratropical no oceano. O fenômeno deixará o mar grosso e há risco de ressaca em todo o Litoral entre esta segunda (12) e a próxima quarta-feira (14).
O ciclone não deve atingir a costa catarinense. São esperados ventos persistentes e intensos no alto mar, do quadrante Sul. As ondas devem ter entre 3,5 e 5 metros, podendo chegar a 6 metros, ainda de acordo com a Defesa Civil.
O risco é considerado muito alto no Litoral Sul para atividades de pesca, navegação e realização de esportes náuticos, conforme o órgão. Já na Grande Florianópolis o risco é considerado alto e, no Litoral Norte, moderado.
A Defesa Civil também emitiu um aviso de observação para uma massa de ar frio de origem polar que atingirá o Estado nos próximos dias. Nesta segunda, são esperadas mínimas abaixo de 0°C na Serra, entre 0°C e 5°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis e ficam entre 5°C e 10°C nas demais regiões.
Devido a um reforço trazido por uma nova massa de ar frio, o amanhecer de terça-feira (13) será ainda mais gelado, com temperaturas mínimas negativas e próximas de 0°C do Extremo Oeste aos planaltos e demais regiões serranas. A quarta-feira (14) segue com temperaturas mínimas baixas em todo o Estado, porém o frio diminui em relação ao dia anterior.