Moradores que utilizam transporte particular estão insatisfeitos com a situação na Rua Manoel Antônio Mateus, no Bairro São Martinho, em Tubarão, que foi afetada por um deslizamento há duas semanas. Apesar de o trânsito estar liberado, algumas empresas que oferecem transporte para crianças e trabalhadores, como a empresa Transgeraldo, se recusam a subir o trecho desbarrancado.
Veja um vídeo gravado no local:
A situação se agravou com o retorno às aulas nesta segunda-feira, 29. O ônibus de transporte escolar, que é grande, não consegue acessar a área afetada, deixando muitas crianças que moram a mais de 3 km acima do trecho obrigadas a ir a pé até onde o transporte escolar está disponível. Moradores consideram essa situação um descaso e pedem que a prefeitura tome medidas mais eficazes.
O secretário municipal de Defesa Civil, Ramon de Faveri, esclareceu ao HC que já foram colocados cones no local do deslizamento e que "os transportes municipais, assim como caminhões de carga e outros veículos pesados, estão autorizados a subir". No entanto, a decisão de não passar pelo trecho desbarrancado é de responsabilidade das empresas de ônibus privadas.
A Defesa Civil já encaminhou essa demanda ao setor de infraestrutura da Prefeitura de Tubarão. Em resposta à situação, o Secretário de Infraestrutura, Guilherme Daufenbach, informou que um prazo para a resolução do problema foi estabelecido. "A terra ainda está úmida ali, mas máquinas não descem. Caso o tempo colabore, esse problema será resolvido, no mais tardar, até a semana que vem", garantiu Daufenbach ao Portal HC.