O domingo de eleições presidenciais na Venezuela foi marcado por uma onda de protestos em mais de 30 cidades brasileiras, incluindo Santa Catarina. Os manifestantes venezuelanos se mobilizaram para exigir a saída do atual presidente Nicolás Maduro e expressar apoio ao seu rival, o diplomata Edmundo González Urrutia.
Em Blumenau, a terceira maior cidade de Santa Catarina, um grupo de venezuelanos se reuniu em frente à prefeitura, exibindo bandeiras e faixas contra Maduro. Imagens compartilhadas nas redes sociais também mostraram manifestações em Chapecó e Florianópolis, com uma caminhada pela Ponte Hercílio Luz. Outras áreas do Brasil, como a região de fronteira com a Venezuela em Roraima, também testemunharam protestos.
A previsão era de que aproximadamente 21 milhões de eleitores comparecessem às urnas na Venezuela neste domingo.
Santa Catarina recebeu cerca de 48 mil venezuelanos, conforme dados do sistema de imigração da Polícia Federal. É o terceiro estado que mais acolheu venezuelanos no Brasil, superado apenas por Roraima e Amazonas, que têm recebido um número elevado devido à proximidade geográfica.
Vale destacar que os venezuelanos residentes no Brasil só podem votar nas eleições presidenciais na embaixada em Brasília, e enfrentam barreiras como a necessidade de registro na cidade natal para participar do pleito.
Estima-se que haja cerca de 570 mil venezuelanos vivendo em todo o Brasil.
Foto: Ana Cristina Machado, NSC TV/ Divulgação HC.