O Senado Federal passa a contar com um senador do Sul de Santa Catarina (SC) a partir de 2 de agosto, por um período de quatro meses. Beto Martins, ex-prefeito de Imbituba e atual Secretário de Portos e Aeroportos de SC, assumirá vaga como suplente durante uma licença da titular Ivete da Silveira.
A senadora anunciou que se licenciará de suas atividades, conforme prerrogativa regimental, de 2 de agosto a 30 de novembro. "O compromisso de ceder o espaço político aos suplentes foi firmado quando o então titular, Jorginho Mello, assumiu o Governo do Estado, há dois anos. Decidi pelo afastamento neste momento com o objetivo de colaborar com os integrantes do meu partido, o MDB, e seus aliados, nas disputas das eleições municipais em Santa Catarina", afirmou em comunicado nas redes sociais.
Beto Martins, de 54 anos, é natural de Imbituba (SC). É pós-graduado em Logística (Centro Universitário Leonardo da Vinci), setor em que tem experiência profissional de 35 anos.
No meio empresarial foi diretor da Agência Marítima Imbituba Ltda (1992/2002), da Imbituba Logística Portuária Ltda (2003/2004), da Imbituba Operadora Portuária Ltda (representando o Governo Municipal).
Foi presidente da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM), entre 2003 e 2004, vereador de Imbituba (2001/2004), prefeito de Imbituba por dois mandatos, entre 2005 e 2012, e também Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, em 2013. Atualmente é Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, e primeiro suplente de Senador (2019/2026).