domingo, 13 de outubro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
22/07/2024 20h39

Brasil pode ficar inabitável em 50 anos, diz estudo da NASA

A NASA também destacou que partes do Golfo Pérsico, no oriente médio, o sul da Ásia e o Mar Vermelho, região entre o continente africano e o asiático, podem atingir temperaturas inabitáveis ainda mais cedo, em 2050.
Brasil pode ficar inabitável em 50 anos, diz estudo da NASA

De acordo com um estudo da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos), o Brasil pode ficar inabitável em 50 anos. Conduzida pelo cientista Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da agência, a pesquisa mostra como o aumento constante da temperatura global, bem como as ondas de calor cada vez mais frequentes, podem tornar o ambiente extremamente prejudicial à saúde dos seres humanos.

PUBLICIDADE

A NASA também destacou que partes do Golfo Pérsico, no oriente médio, o sul da Ásia e o Mar Vermelho, região entre o continente africano e o asiático, podem atingir temperaturas inabitáveis ainda mais cedo, em 2050. A projeção é de que o cenário atinja o território brasileiro e o leste da China em 2070.

PUBLICIDADE

Segundo a agência norte-americana, essas regiões se tornaram inabitáveis pela projeção de temperatura de bulbo úmido, um cálculo que mostra o quanto um objeto consegue se resfriar quando a umidade dele evapora. Raymond afirma que os seres humanos conseguem sobreviver por seis horas em uma temperatura de bulbo úmido acima de 35 ºC. Acima disso, o suor já não é mais capaz de resfriar o corpo.

 

“Pense em quando você sai de um banho quente. A água evapora do seu corpo e você se sente mais fresco. Mas se estiver quente ou úmido (ou ambos) no ambiente, será mais difícil sentir frio. Essa sensação está diretamente relacionada ao que a temperatura do bulbo úmido está medindo”, explicou a NASA, em uma publicação no site oficial.

 

Sem conseguir se resfriar, o primeiro resultado no corpo é a desidratação, e alguns órgãos vitais, como o coração, precisam trabalhar mais. Além disso, o sangue se concentra na pele para tentar liberar calor, podendo afetar todos os órgãos internos. Pessoas idosas e com comorbidades são as que mais correm perigo com esses cenários. Quem trabalha ao ar livre e/ou mora em regiões do planeta sem acesso a aparelhos como ar-condicionados também estão entre os mais vulneráveis.
 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.