As companhias aéreas Azul e Latam realizam os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual nos aeroportos de Florianópolis (SC), Natal (RN) e Vitória (ES) nesta sexta-feira (19), informou a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra os espaços.
As instabilidades ocorrem após um apagão cibernético, que está provocando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo.
O aeroporto Internacional de Florianópolis amanheceu com filas gigantes e problemas nos serviços digitais na manhã. A demora para despachar malas chegou a superar uma hora, relatou o passageiro André Kirsten, que junto da família parte do Floripa Airport e têm como destino final Berlim, na Alemanha.
"Estamos há quase uma hora aqui e acho que vai mais uma hora para fazer o check-in", disse. "Eu nunca tinha visto essa movimentação, até perguntei para o pessoal e isso não é normal", diz o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Fábio Feijó, treinador de tênis que está viajando com sua equipe com destino a Uberlândia (MG), conta que chegou ao aeroporto de Florianópolis por volta das 5h. Apesar de ter feito o check-in com sucesso de forma digital, ele estava aguardando há cerca de 40 minutos para despachar a bagagem.
"A gente foi fazer o despacho das bagagens nos totens e viu que não estavam funcionando. Conversamos com uma atendente na Latam, que nos orientou a entrar na fila. De lá para cá, estamos esperando para fazer o despacho das bagagens", disse.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais". A orientação para o passageiro que tem voo nesta sexta e não conseguiu realizar o check in é chegar mais cedo e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia.
A Latam afirmou nas redes sociais que "até o momento, a operação não foi impactada diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial". Foi recomendado aos passageiros que verifiquem o estado dos voos preventivamente.
O apagão provoca atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo tiveram intercorrências nas operações.