FRASE: "Melhor ser sócio da vitória do que ser dono da derrota". Li e gostei.
CONVENÇÕES DEFINIDAS
Aqui em Tubarão as convenções já têm datas definidas, salvo algumas mudanças de última hora. O PT sai na frente e faz sua convenção no dia 20 de julho. O MDB marcou para o dia 25 de julho. O PL talvez seja no dia 27 de julho ou 2 de agosto. O PSDB está marcado para o dia 4 de agosto e o Progressistas para o dia 5 de agosto, último prazo. Já o PSD talvez no dia 27 de julho. Não temos datas ainda do União Brasil, Solidariedade, PRTB, Partido NOVO e Podemos. A possível coincidência de datas do PL e do PSD é intrigante.
OS MOVIMENTOS EM CAPIVARI
Em Capivari teve reunião quase o dia todo de quarta-feira, para ver quem seria o vice do Claudir (PL). No final, não chegaram a lugar algum. Isso porque três partidos buscam este espaço: PRD, AGIR e MDB. Estão conversando muito entre si, mas está difícil chegar a um bom termo. Até hoje (sexta-feira) existe a promessa de que tudo será resolvido. Enquanto isso, Expedito Michels já está há muito tempo na estrada com sua vice escolhida, a vereadora Bia Alves, bem como a prefeita Márcia, que vai à reeleição com seu vice, o vereador Adam. E o xadrez político continua complicando o jogo político em Capivari de Baixo.
OS BASTIDORES DA MÃE
Mãe Ricardina, antes de viajar, deixou algumas pérolas sobre as coligações ou não aqui em Tubarão nesta eleição. Primeiro, Mãe vê que o PSD está muito próximo do PL e o casamento está prestes a acontecer. O PL de Soratto deve ser a cabeça de chapa, e o PSD, até então o partido oculto, será o vice, trazendo o vereador Denis Matiola como seu indicado. Mãe sinaliza ainda o União Brasil com pouca resistência a essa composição, bem como o MDB. Mas, segundo Mãe Ricardina, as melancias políticas no meio da viagem se ajeitam. Aposta tudo no PL e PSD. Humm!
AS CERTEZAS DA MÃE
Outra ousadia da Mãe foi em relação ao PSDB de Carlos Stüpp na cabeça de chapa e o Progressistas de vice com o vereador Jean Abreu. Uma hora, Mãe viu o Progressista com o PSD e o PSDB, mas isso não passou de um blefe. Garante que o casamento entre PSDB e PP já virou realidade. Cravado!
AS ÚLTIMAS DA MÃE
Por último, Mãe vê águas turvas dentro do MDB. Todo cuidado é pouco e tudo poderá acontecer na convenção do partido no dia 25. Mãe não consegue enxergar o MDB de chapa pura, mas tem um leve sinal de que pode sim acontecer tal fato. Mãe apenas lê e está sempre dentro da margem de erros. Mas o MDB poderia usar a frase citada acima: "Melhor ser sócio na vitória do que ser dono da derrota". Mas a decisão é do diretório.
DIZEM, MAS NÃO AFIRMO
Parafraseando o saudoso colunista, Álvaro Lopes, dizem que o relacionamento político entre os Progressistas (Cúpula) e os Pedessitas não anda lá essas maravilhas. Talvez esteja ali o motivo da não coligação entre ambos nesta eleição. Não afirmo, mas tem algo mal resolvido no ar. É verdade que o partido dá total apoio ao governo Jairo, mas também é verdade que todos os cargos permanecem com o PP. O que estamos falando é sobre o momento eleitoral. Existe uma distância entre ambos no momento.
STÜPP DE PEITO ABERTO
Comandei duas entrevistas com o ex-prefeito Carlos Stüpp em poucos dias. Uma na rádio Tubá e outra aqui no HC Notícias. Ambas podem ser acessadas nas redes sociais dos veículos e posso adiantar,para quem não acompanhou, que o ex-prefeito vem afiado e focado. Embora não tenha mais a mesma agilidade de outrora, é nítido que Stüpp tem uma estratégia.
OS TRUNFOS DE STÜPP
Stüpp, durante as entrevistas, assumiu posturas polêmicas que podem se tornar trunfos, a favor ou contra. Exemplo: o alinhamento com o ex-prefeito Joares Ponticelli (PP). Stüpp não fugiu da raia e fez críticas também à possibilidade do deputado estadual Estêner Soratto (PL) deixar a Assembleia Legislativa para assumir a prefeitura. Ele sabe que essas posições o farão ser confrontado, mas encara os temas de peito aberto. Isso faz com que o debate eleitoral em Tubarão entre em um novo momento, e com grande tendência a esquentar.
DESTAQUE DA COLUNA
Zezinho Cabeleireiro, como gosta de ser chamado, há mais de 30 anos no ramo, é pré-candidato a vereador nesta eleição pelo partido Solidariedade. Zezinho pode ser definido como um homem simples, comunitário e sempre de bom humor, onde trata as pessoas com carinho e está a todo momento à disposição para ajudar. Zezinho Cabeleireiro conhece os problemas da cidade e já tem experiência legislativa, onde em 2014 assumiu uma cadeira naquela casa por um mês. Meu amigo Zezinho Cabeleireiro é o destaque da semana na coluna.
A ESTREIA DE MARISTELA
A primeira entrevista de Maristela Francisco já como candidata escolhida pela Federação Brasil da Esperança será na segunda-feira, 22, nos estúdios do HC Notícias, no programa "Dura 1 Hora". Conversei com ela na Rádio Tubá como pré-candidata e posso garantir que a policial civil aposentada tem a língua afiada e sabe o que fala. Tem tudo para ser o fator novidade em uma eleição tão inusitada quanto essa. A candidata do PT foi a primeira a oficializar sua candidatura à prefeita na convenção do Partido dos Trabalhadores.