A equipe de uma creche de Gaspar, no Vale do Itajaí, levou um susto na tarde desta quarta-feira (17). As crianças brincavam no parquinho quando um dos pequenos acabou se deparando com uma cobra e imediatamente chamou a professora. Era por volta das 14h30min quando os bombeiros foram chamados para capturá-la e ninguém se feriu.
A ocorrência foi em uma creche na Rua Frei Solano, no Gaspar Mirim. A cobra estava em uma casinha de madeira. O animal foi levado para uma área de mata afastada da creche. Apesar do susto, a serpente foi identificada como sendo uma coral-falsa, que não representa perigo.
Segundo o Instituto Butantan, esse tipo apenas imita as características físicas das corais verdadeiras para afastar possíveis predadores. A cobra-coral-verdadeira é a mais venenosa do Brasil. É da mesma família das najas e mambas, e tem um veneno neurotóxico muito potente.
A diferenciação em relação a uma falsa geralmente ocorre pela dentição.
No mês passado, os bombeiros de Timbó capturaram uma coral verdadeira dentro de uma escola no bairro Pomeranos. Conforme os socorristas, a cobra de cerca de 50 centímetros não chegou a ameaçar nenhum aluno ou profissional do colégio. Ela foi solta novamente na mata.