sexta, 04 de outubro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
12/07/2024 15h10

DURA: Partidos intensificam negociações e preparam convenções

Coluna de Haroldo Silva desta sexta (12) fala sobre as movimentações dentro dos partidos
DURA: Partidos intensificam negociações e preparam convenções

SÓ CONVERSAS

Todos os pré-candidatos dos chamados partidos grandes em Tubarão, com possibilidades de eleger vereadores e seus pré-candidatos a prefeito, já conversaram entre si. As conversas começaram cedo, precisamente no final de abril e início de maio, e vão até o dia 5 de agosto. O MDB conversou com o União Brasil, e este com o PL. Já o PL conversou com o PSD, UB e MDB. Por outro lado, o PP conversa diariamente com o PSDB, que ainda pensa em formar uma grande coligação, algo quase impossível de acontecer. Voltamos à estaca zero. Cada partido com suas habilidades de negociação, e só saberemos o resultado quando as convenções começarem de fato.

 

O TEMPO URGE 1

Não existe partido fantasma, mas sim, fantasmas dentro dos partidos. Tudo estará resolvido o mais rápido possível. O PL tem dialogado muito com o PSD, União Brasil e o MDB, e o martelo será batido a qualquer momento. Presidente do PL, o bolsonarista Deputado Soratto, disse esta semana antes de viajar, que a convenção do partido acontecerá bem antes do dia 5 de agosto.

 

O TEMPO URGE 2

Outros partidos já marcaram suas convenções para o fim de julho. Com isso, quebram a tradição de deixar tudo para o último dia. Nesse caso, podemos afirmar que tais partidos realizam suas convenções e usam a estratégia de deixar as atas em aberto para poder compor alianças até o prazo final, que é 5 de agosto ou 15 de agosto. Em outras palavras, cada partido realiza suas convenções, mas não oficializa seus candidatos, deixando a famosa ata em aberto para futuras mudanças. Está na lei.

PUBLICIDADE

HERANÇA MALDITA 

Além de uma dívida astronômica que vem rolando há muito tempo, outras heranças precisam ser lembradas, como a finalização de obras há muito tempo paradas; outras não planejadas, mas divulgadas; obras como o Centro de Convenções, inconcluso há 10 anos, que devido a mudanças no projeto, há previsão de inauguração esta semana; obra mal feita e não reparada como a da rua Silvio Burigo; a questão do transporte coletivo que teve lançamento e não saiu do papel e, por último, o terminal de passageiros da margem esquerda, que foi anunciado que sofreria transformações e nada até agora. Isso é só o começo.

 

PRIORIDADES

Outra situação que vai gerar comentários entre os candidatos é a questão das filas para exames, consultas e cirurgias. UPA há 12 anos... Se procurar, acha! Porém, é bom comentar que a solução para estes problemas já vem sendo prometida há muito tempo e que fará parte dos debates políticos desta eleição. Por incrível que pareça, uma dívida pública ficará em torno de 600 milhões para pagar ou parcelar. Um grande assunto para os debates, não?

 

SORATTO COM O GOVERNADOR

Soratto está na comitiva catarinense do governo do estado, em Portugal, em busca de parcerias e investimentos junto com o governador para Santa Catarina. O Deputado Soratto foi o único deputado bolsonarista convidado pelo Governador Jorginho Mello para representar a Alesc nas visitas técnicas que a comitiva está realizando. Se Jorginho é o homem do Bolsonaro aqui, obviamente Soratto do PL passa a ser o candidato bolsonarista nesta eleição em Tubarão. Queiram ou não, gostem ou não, é a pura realidade.

 

REFORMULAÇÃO DA CÂMARA

Sete dos atuais vereadores não irão concorrer à reeleição em 2024, são eles: Thiago Zaboti (renunciou), Tancredo, Dr. Jean, Denis Matiola, Moisés Nunes, Jairo Cascais e Luciane Torkaski. Dos 15 eleitos em 2020, alguns que ficaram como suplentes assumiram de fato a cadeira e vão para a reeleição, tais como vereadores: Maurício Silva (PP), Gelson Bento (PP), Zaga Reis (PP), Eraldo (PP), Felipe Tessmann (PL), Licão (PL), Nilton Campos (PL), Ritinha (PSD), Valdir (PSD), Fabiano (PSD) e Erivelton (PSD). Os nomes estão aí. Quantos % a câmara irá renovar ou não nesta eleição?

 

PUBLICIDADE

DESTAQUE DA COLUNA 

Stael Stüpp, advogada, militante da causa da mulher, do antirracismo, da causa LGBT e da causa animal - afastou-se, no início do mês, da presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e deixou a presidência da Comissão de Combate à Violência Doméstica da OAB Tubarão, para concorrer ao cargo de vereadora de Tubarão pelo PT. Sem dúvida alguma, uma ótima opção nesta eleição, com sua experiência e conhecimento sobre a cidade e seus problemas sociais. Stael é o meu destaque da semana na coluna.

 

PT PEDE PASSAGEM 

O Partido dos Trabalhadores está pedindo passagem para esta eleição. Tem pré-candidata a prefeita e uma federação que pode fazer a diferença para colocar uma ou mais cadeiras na câmara. O PT está apostando forte na sua pré-candidata a prefeita Maristela Francisco, já lapidada e com vontade de reeditar a eleição de 2012, que levou Olavio Falchetti à prefeitura. Um time de líderes experientes e pré-candidatos a vereadores já estão trabalhando para que isso realmente aconteça. Seja qual for o resultado, podemos afirmar que o PT começa a trilhar o caminho da resiliência para um futuro de sucesso.

 

PARTIDO NOVO PRESENTE 

Na última quarta-feira, o Partido Novo de Tubarão reuniu seus pré-candidatos a vereador e sua executiva para uma palestra de trabalho com o prefeito de Joinville, Adriano Silva, considerado um dos melhores prefeitos do estado pela forma moderna e transparente de fazer gestão. Acerta o Partido Novo em buscar a experiência e sabedoria de como se faz política de uma forma diferente. O Partido Novo ainda não decidiu se vai coligar com outras siglas ou talvez focar somente em seus pré-candidatos a vereadores para realizar uma boa campanha.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.