Representantes da Prefeitura de Tubarão participaram nesta quinta-feira (11), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, da reunião da diretoria da entidade, para apresentar os resultados da enquete realizada sobre a possibilidade de reformulação das praças centrais de Tubarão.
A enquete online ficou no ar durante alguns dias no site da prefeitura e foi encerrada na semana passada.
Estiveram presentes na reunião o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Ramires Linhares, a secretária de Urbanismo, Manuela Garcia Marcon e a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Josiane Linhares, além de diretores da CDL e a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Eliane Fernandes.
A enquete teve a participação de 725 pessoas e as soluções mais citadas foram as seguintes, por ordem de citação:
Construção de playground infantil;
Construção de um grande pátio livre, pavimentado, coberto ou não, para convivência e/ou feirinhas e eventos;
Instalação de iluminação diferenciada;
Construção de uma área gramada que possa ser aproveitada para piquenique;
Construção de um espaço que abrigue posto policial, banheiro público e quiosque para comércio de lanches e bebidas;
Corte das árvores condenadas e repovoamento com vegetação adequada;
Construção de espaço pet friendly;
Transferência da pista de skate para um outro espaço;
Construção de uma concha acústica para apresentações artísticas;
Dotar a praça de mesas e bancos para descanso e jogos;
Construção de uma pista de caminhada em todo o entorno do espaço;
Dotar a praça de lixeiras diferenciadas;
Instalação de internet por wi-fi gratuita.
Além das opções propostas, os participantes da enquete também puderam sugerir outras soluções. Mais de 200 sugestões foram apuradas, sendo a grande maioria sobre a utilização do espaço. Também foram citadas sugestões ligadas à segurança, iluminação e dotação do espaço de banheiros públicos. Algumas manifestações foram dirigidas também ao Centro Municipal de Cultura, prédio existente na praça Walter Zumblick, desde reformas, como pintura, abertura do térreo e transformação do ambiente, até sugestões de retirar o prédio da praça.
Durante a enquete houve também alguns contatos de profissionais especializados, como arquitetos, engenheiros, paisagistas e professores e alunos da área e que possuem projetos e estudos específicos para o local. Existe a intenção de, durante o decorrer do processo, todas as sugestões serem devidamente ouvidas e consideradas.
Após discussão sobre os resultados, os representantes das entidades decidiram apresentar oportunamente ao prefeito Jairo Cascaes uma proposta para dar continuidade ao assunto, visando à confecção de um projeto para as praças. Além disso, a discussão do tema será aberta a outros grupos e entidades que tenham ligação com a proposta.
A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Eliane Fernandes, se mostrou satisfeita com o andamento das discussões a respeito do tema, já que um espaço tão importante da cidade tem que ser melhor aproveitado pela população e visitantes. “Precisamos de espaços planejados e que possam servir à população e aos turistas que aqui chegam, a fim de promover cada vez mais o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou.
O presidente da CDL Tubarão, Fernando Nandi, agradeceu aos presentes e ao trabalho realizado, prometendo continuar se dedicando à causa. “Temos conversado com representantes políticos e da classe empresarial que querem contribuir com este processo e vamos começar a tratar das próximas etapas para tornar realidade, pelo menos um projeto para o local, ainda este ano”, destacou.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Ramires Linhares, enfatizou a importância da enquete realizada e do resgate histórico e cultural dos ambientes públicos na cidade. “Ouvir a população e levar em conta a nossa cultura e história em projetos deste tipo, vai diminuir as chances de errarmos e aumentar o sentimento de pertencimento da nossa gente, quando o projeto for finalizado”, argumentou Ramires.