domingo, 14 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
10/07/2024 08h26

Projeto de dragagem da área do porto de Laguna será custeada por emenda da Bancada do Sul

O anúncio será oficializado nesta quinta-feira (11), em evento na Acit, em Tubarão. O rebaixamento do nível do canal é uma obra complementar à redragagem do rio Tubarão, e vice-versa, no quesito prevenção de enchentes na região cortada pelo rio
Projeto de dragagem da área do porto de Laguna será custeada por emenda da Bancada do Sul

O projeto básico e executivo de dragagem da área do Porto de Laguna será elaborado com recursos destinados pelos deputados da Bancada do Sul, no valor de R$ 5 milhões. O rebaixamento do nível do canal é uma obra complementar à redragagem do rio Tubarão, e vice-versa, no quesito prevenção de enchentes na região cortada pelo rio.

PUBLICIDADE

O anúncio oficial da destinação da verba para o projeto será feito nesta quinta-feira (11), às 10 horas, na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), com presença dos deputados da bancada e do governador em exercício, Mauro de Nadal. A obra incluirá a remodelagem dos molhes e retirada de uma grande rocha que prejudica a vazão da água do rio e também impede a entrada de barcos pesqueiros maiores no porto.

 

As duas etapas inicialmente eram previstas no mesmo projeto e foram separadas pelo fato de na região do porto ter a proposta mais ampla, de também beneficiar a pesca. "Ainda temos um longo caminho pela frente, é verdade. Mas, aos poucos, vamos conseguindo avançar no assunto redragagem. E nossa luta para resolver essa questão vai continuar", destaca o deputado Pepê Collaço, presidente da Bancada do Sul e criador da Frente Parlamentar das Dragagens dos Rios Catarinenses.

PUBLICIDADE

O projeto de redragagem foi elaborado em 2013 e precisa ser atualizado, trabalho que será feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). O trecho a ser desassoreado no rio tem 27 quilômetros, entre a ponta dos Molhes de Laguna e a ponte férrea, em Capivari de Baixo. O custo da obra é estimado em cerca de R$ 586 milhões.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.