domingo, 14 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
08/07/2024 14h42

Santa Catarina lança programa para oferecer CNH gratuita e impulsionar emprego no setor de transporte

Parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina, o DETRAN/SC e o SEST SENAT, oferecerá 30 mil CNHs gratuitamente
Santa Catarina lança programa para oferecer CNH gratuita e impulsionar emprego no setor de transporte

O Governo de SC lançou na última semana a Lei que institui o Programa CNH Emprego na Pista. Esta iniciativa visa promover a inclusão social e criar oportunidades de emprego no setor de transporte terrestre, facilitando a obtenção ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

O programa, uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina, o DETRAN/SC e o SEST SENAT, oferecerá 30 mil CNHs gratuitamente para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta). Além disso, incluirá vagas para a inclusão de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) na CNH e mudanças de categoria. Durante o evento, foi anunciado que 11.900 candidatos terão garantida uma entrevista de emprego junto às transportadoras e que o curso "Escola de Motoristas" do SEST SENAT será ofertado gratuitamente.

PUBLICIDADE

“Esta é uma proposta do meu plano de governo que agora se torna realidade. Estamos falando de oportunidade de trabalho e ação social. É um projeto construído por muitos parceiros que acreditam no potencial de emprego e renda com a CNH na mão”, afirmou o governador Jorginho Mello.

 

O programa, que contará com um investimento de cerca de R$ 54 milhões entre 2024 e 2026, custeará cursos, exames e a isenção de taxas para os participantes. As inscrições estarão abertas a partir de 15 de julho no site: www.empregonapista.detran.sc.gov.br.

 

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, destacou a importância do programa para suprir a demanda por mão de obra nas categorias D e E, além de auxiliar aqueles que precisam da habilitação nas categorias A e B para concursos públicos. “Essa é uma oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho, progredir na carreira ou se profissionalizar”, disse Nunes.

 

O SEST SENAT será responsável por auxiliar na operacionalização do programa, aproveitando sua vasta experiência no setor. A entidade também fará a conferência dos documentos e, quando necessário, contará com o apoio da Secretaria de Assistência Social para consulta ao banco de dados do CADúnico. Os candidatos com a documentação correta serão encaminhados aos Centros de Formação de Condutores (CFC) para iniciar as aulas teóricas.

 

PUBLICIDADE

Entre os parceiros do programa estão as secretarias de Estado da Assistência Social, Mulher e Família; de Portos, Aeroportos e Ferrovias; e da Indústria, Comércio e Serviços, além de entidades como SEST SENAT, Fetrancesc, SEBRAE/SC, Fenamoto, AMASC, FABET e Arteris Litoral Sul. O programa também envolve médicos e psicólogos de trânsito, laboratórios e a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.