domingo, 14 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
06/07/2024 19h43

A ajuda mútua é o que move o cooperativismo, diz presidente da Cergral

Cooperativa de Eletricidade de Gravatal surgiu no início da década de 60
A ajuda mútua é o que move o cooperativismo, diz presidente da Cergral

A ajuda mútua é o que move o cooperativismo, diz presidente da Cergral Cooperativa de Eletricidade de Gravatal surgiu no início da década de 60 foto-vaninho foto-02 Levar energia elétrica para as áreas distantes e que viviam sem este benefício, foi o principal objetivo que levou um grupo de gravatalenses no início da década de 1960 a criar Cooperativa de Eletricidade de Gravatal – a Cergral.

 

Hoje ter energia de qualidade em todos os cantos de Gravatal, é mais que um benefício, mas uma qualidade de vida para todos os seus habitantes. A Cergral nasceu gerada pelo ideal cooperativista e se mantém até hoje como referência no setor de geração e distribuição, mostrando que o cooperativismo é um tipo de negócio fortalecido e unido em torno de seus associados.

PUBLICIDADE

“Todos são donos da cooperativa e isto é o que move esta união de todos em favor de todos, com ética e muito compromisso”, ressalta João Vânio Mendonça Cardoso, presidente da Cergral. Tudo, segundo ele, é baseado na ajuda mútua, preconizada na colaboração e no associativismo de um grupo com os mesmos interesses, que surgiu a Cooperativa de Eletricidade de Gravatal.

 

"Nesta data em que se comemora ao Dia Internacional do Cooperativismo vale lembrar do que é movida a doutrina cooperativista, seus heroicos fundadores e agradecer aos criadores da Cergral por se unirem em uma causa que se perpetua até hoje como marca da união e do desenvolvimento”, acentua Vaninho.

 

Para ele, as cooperativas se baseiam justamente nos valores da ajuda mútua, da responsabilidade, da democracia, igualdade e solidariedade desde quando nasceu no final do século 19, na Inglaterra dos tempos da Revolução Industrial. Naquela época, 28 tecelões se uniram para fundar uma sociedade com uma visão diferente de mercado. Buscava ser uma alternativa econômica ao capitalismo acelerado da época, que causava aumento exagerado nos preços, desemprego e jornadas de trabalho cansativas para mulheres e crianças.

PUBLICIDADE

Com o passar dos anos, a ideia do cooperativismo foi se alastrando pelo mundo todo e adesões foram se somando a este novo sistema de produção e Gravatal diante da sua emancipação política-administrativa, precisava dar novos passos e isso passava pela energia elétrica. A fundação da Cergral pode ser vista hoje como um divisor entre um passado escuro e um presente de luz.

 

É a solidariedade, a confiança e a ação coletiva que faz a Cooperativa de Eletricidade de Gravatal continuar a ser o que é hoje, uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida em benefício da coletividade, satisfazendo as aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais. “É a força da união que move o cooperativismo”, lembra Vaninho.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.