domingo, 14 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
06/07/2024 12h38

Cores fluorescentes são registradas em ondas do mar em Imbituba; entenda o fenômeno

Flagrado pelo morador Luan Machado de Oliveira, condição é conhecida como bioluminescência e é causado por microalgas fitoplânctonicas.
Cores fluorescentes são registradas em ondas do mar em Imbituba; entenda o fenômeno

As ondas da praia da Ribanceira, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, ficaram iluminadas na noite de quinta-feira (4). Um vídeo mostra as cores fluorescentes durante o movimento da água (assista acima). 

 

PUBLICIDADE

Flagrado pelo morador Luan Machado de Oliveira, o fenômeno é conhecido como bioluminescência e é causado por microalgas fitoplânctonicas, segundo oceanógrafos.

Segundo Jules Souto, oceanógrafo e curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a presença de microalgas não representa riscos para os banhistas. O professor esclarece ainda que as microalgas frequentemente observadas normalmente pertencem à espécie Noctiluca scintillans.

PUBLICIDADE

O especialista explica também que o fenômeno é mais comum em ocorrer nas estações de meia estação: 

 

"São vários plânctons que produzem bioluminescência através de sistemas diversos. [Ocorre] pelo turbilhonamento e elevação da oxigenação, que acaba ocasionando esse brilho, principalmente nas áreas de arrebentação", disse Souto.

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.