O porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, afirmou nesta sexta-feira (5) que o presidente Javier Milei “tem como prioridade outras reuniões” no Brasil, “como com o governador de Santa Catarina”. Adorni respondeu a um questionamento da CNN sobre a decisão de não realizar uma agenda bilateral com o governo brasileiro na primeira visita oficial ao Brasil, que incluísse um encontro com o presidente Lula (PT).
Ainda de acordo com o porta-voz, a viagem será curta e “não haverá tempo para outras reuniões”.
A afirmação foi feita durante uma conferência de imprensa em Buenos Aires. Adorni também citou como prioridade uma reunião do presidente argentino com empresários, que deve ocorrer na manhã de domingo (7). Ele não mencionou o encontro de Milei com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Balneário Camboriú.
A decisão de Milei de não se reunir com Lula – mas participar de um congresso conservador ao lado de Bolsonaro – causou desconforto no Itamaraty e foi vista como uma deselegância diplomática. O presidente argentino decidiu vir a SC ao invés de participar da cúpula do Mercosul, que começa no domingo em Assunção, no Paraguai.