A pesca artesanal da tainha bateu recorde em Santa Catarina neste ano. Em meio ao registro de peixe com quase 7kg, a contagem de capturas por meio do 'Tainhômetro', foram contabilizados 937.872 peixes em 2024. O número representa crescimento de 85% em relação a 2023, quando 505.502 foram pescados.
Típico do litoral, o peixe é alimento para as populações há séculos e carrega importância histórica e cultural para o estado. Desde 2012, a pesca artesanal é patrimônio de Santa Catarina e todos os anos, entre maio e julho, a atividade é celebrada com festividade.
Os dados sobre a captura de peixes foram contabilizados pela plataforma Informações da Pesca (IDP) e são usados pelo governo de Santa Catarina. A atualização é de quinta-feira (27), cerca de um mês antes do término da temporada - que segue até 31 de julho.
Capital de Santa Catarina, Florianópolis é a cidade que mais registrou captura de tainhas neste ano. Foram 433.165 pescados, segundo o IDP. O número é similar ao que aparece no 'Tainhômetro', plataforma da prefeitura que ganhou fama na cidade pelo nome e que reúne o ranking de 20 praias onde há pesca tradicional.
Na sexta-feira (28), o contador mostrava 400.362 peixes, com a praia dos Ingleses em primeiro lugar. Segundo o município, a plataforma foi desenvolvida para agregar e envolver os pescadores durante a temporada artesanal da tainha.
Foto: Julio Dutra/Arquivo Pessoal.