Urupema registrou a menor temperaturas do ano em Santa Catarina, atingindo -7,2°C no Morro da Antena. Esta é uma das menores temperaturas já registradas na cidade, conhecida por ser uma das mais frias do Brasil. A combinação da altitude e a presença de uma massa de ar polar contribuíram para esta marca.
Em várias regiões, os termômetros marcaram temperaturas negativas, com geadas intensas em algumas áreas. As menores temperaturas registradas pelas estações meteorológicas oficiais, ocorreram em Urupema (-7,2°C), em São Joaquim (-6,5°C) e em Urubici (-5,3°C).
O paredão da Serra do Rio do Rastro ficou congelado na manhã deste domingo (30) devido às baixas temperaturas; a água que escorre por eles formou cristais de gelo transformando-se numa cachoeira congelada.
Devido às temperaturas extremamente baixas, foram registradas geada em diversas partes do estado. Nas áreas da Serra Catarinense, ocorreram congelamentos de pistas, encanamentos, plantas, e até lagos e caixas d’água. Essas condições são resultantes de uma forte massa de ar polar que influencia a região.
Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, as baixas temperaturas persistirão até a manhã de segunda-feira, 1º de julho. “Nos pontos mais altos dos planaltos, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas continuarão próximas de 0°C ou negativas. No restante do estado, o próximo amanhecer deve registrar temperaturas entre 1°C e 6°C”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil.