Passava das 23h da noite de sexta-feira, dia 24 de maio, quando a equipe do HC Notícias deslocava-se para a BR-101 após informações de um incêndio de grandes proporções. A fumaça já podia ser vista de longe. O fogo era alto e já tomava conta de quase todo o estabelecimento da Top Brasil, tradicional loja da cidade de Tubarão.
Toda a estrutura do prédio e mercadorias foram atingidos, gerando graves danos à estrutura, com queda da cobertura metálica e danos nas paredes de alvenaria do entorno.
Também foram constatados danos severos nas instalações, com queda da estrutura da cobertura, desplacamento de emboço, queda da laje de concreto e exposição de armaduras e rachaduras em elementos de concreto armado
A área menos atingida pelas chamas foi a fachada frontal do imóvel, na entrada da loja pela Rua Teresa Martins de Brito. Toda mercadoria foi completamente consumida pelas chamas. O prejuízo total foi estimado em torno de 25 milhões de reais.
Atualmente, a empresa está trabalhando para reabrir a loja em um novo local próximo, no antigo Centro de Eventos Cecontu, onde hoje funciona o Centro de Distribuição da Top Brasil. A previsão é de que a loja provisória esteja pronta para atender o público dentro de 60 a 90 dias.
O espaço tem 4 mil metros quadrados e já está recebendo os primeiros trabalhos: o piso está sendo lixado para ser posteriormente polido e a parte de baixo dos porta-paletes está sendo liberada para receber as gôndolas com os produtos. A entrada da loja provisória será pela lateral do Cecontu, de frente para o estacionamento lateral do antigo estabelecimento.
Por enquanto, a empresa ainda não possui laudo dos bombeiros sobre a causa do incêndio. Devido ao incidente, não foi possível manter todos os empregos, mas a direção está confiante de que, após a reabertura, poderão voltar a gerar muitos novos empregos para a cidade e região.