domingo, 14 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/06/2024 09h34

Domingo é de tempo instável com temporais em regiões de SC

As áreas de maior atenção são o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Domingo é de tempo instável com temporais em regiões de SC

A instabilidade climática volta a dar as caras em Santa Catarina neste domingo (23). A aproximação e passagem de uma frente fria fazem com que o estado fique em alerta para temporais a partir da noite de domingo e ao longo da segunda-feira (24), conforme nota da Defesa Civil estadual.

PUBLICIDADE

Além da frente fria, o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica colabora para criar as condições de temporais em SC. As áreas de maior atenção são o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas às chuvas.

PUBLICIDADE

Há risco de chuva pontualmente intensa, com raios, rajadas de vento e até possível queda de granizo. Nas regiões em alerta, há risco alto para alagamentos e enxurradas, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores.

 

O alerta da Defesa Civil tem início às 22h de domingo e se estende até o final de segunda-feira (24). São esperados volumes de chuva elevados, entre 100 e 150 milímetros, no extremo sul do Litoral Sul. Também há risco de deslizamentos.

 

As outras regiões em laranja podem ter volumes entre 50 e 100 milímetros, e no restante do estado a chuva deve variar entre 40 e 70 milímetros, com volumes acima desses parâmetros podendo ser registrados de forma pontual em todas as regiões.

 

O domingo deve começar com nevoeiros tanto no Vale do Itajaí quanto no Litoral Norte, que já nas primeiras horas da manhã darão lugar ao sol entre poucas nuvens. Na região que faz divisa com o Rio Grande do Sul, a aproximação dessa frente fria traz aumento de nuvens e condição de pancadas de chuva e temporais.

 

Os ventos devem ser de norte/noroeste, com rajadas entre norte/noroeste do Grande Oeste aos planaltos. Na Serra de SC, esses valores podem ser ainda maiores, e o risco é baixo a moderado para ocorrência relacionadas, como destelhamentos e danos à rede elétrica.

 

Nos planaltos, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale as temperaturas mínimas ficam entre 9 e 15°C. Nas demais regiões, as mínimas ficarão de 16 a 25°C. Já as máximas variam entre 23 e 28°C no Estado, podendo ser um pouco mais elevadas no Litoral Norte, e ficar um pouco abaixo desses valores na Serra.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.