Na última sexta-feira, dia 14, o presidente da Diamante Energia, Pedro Litsek, visitou o Centro de Educação Profissional (CEDUP) Diomício Freitas, em Tubarão, para oficializar a entrega de reestruturação da infraestrutura de Tecnologia da Informação (T.I) da escola, doada pela Diamante.
Na ocasião, também estavam presentes o diretor da instituição, Jarbas Westrupp Corrêa, o Coordenador Técnico do curso de Mecânica Integral, Huilian Raldi Vitorassi, a Analista de Responsabilidade Social e Governança da Diamante, Beatriz Joaquim Ribeiro, o Analista de Infraestrutura e Cloud da Diamante, Ezequiel Conceição Silveira, e o Analista de Infraestrutura de Redes e Telecom, Marcos Gonçalves.
O projeto iniciou com uma solicitação do colégio para apoio na área tecnológica, devido a dificuldades nos acessos, quedas constantes de internet e cabeamentos antigos que prejudicavam o dinamismo da escola, tanto para os alunos que precisam da internet para seus estudos, quanto para os professores.
Por intermédio da Responsabilidade Social da Diamante, a demanda foi entregue à equipe de T.I da empresa, que foi até o CEDUP e fez um diagnóstico da situação estrutural dos equipamentos.
“Ao analisarmos a estrutura, identificamos que era necessário trocar todo o cabeamento e, então, compreender o estado dos demais equipamentos”, disse Marcos Gonçalves.
Ezequiel complementou o colega: “Após a troca do cabeamento, switches e modems, foi a hora da parte lógica, onde reprogramamos tudo e fizemos os testes até que a internet e demais funções estivessem 100%”.
Para o diretor do colégio, o apoio da Diamante Energia foi fundamental. “Fizeram toda a troca de cabeamento e configuração dos equipamentos, pois tínhamos muitos problemas com a conexão, e hoje podemos dizer que temos uma internet de qualidade. Era um problema de anos, que agora foi resolvido, nos permitindo entregar uma educação melhor aos alunos e um trabalho melhor aos professores. Esse apoio é fundamental para nos ajudar a colocar bons profissionais no mercado de trabalho”, disse Jarbas.
Durante a visita, foi apresentada a sala de Automação, equipada com dez novos computadores doados também pela empresa. Essa sala é um ponto central, onde mais de um curso técnico é realizado, e que exige uma estrutura técnica para proporcionar aos diversos estudantes um ambiente de ensino de qualidade.
O presidente da Diamante reforçou a alegria em contribuir com o projeto: “Nós da Diamante Energia ficamos muito contentes em poder contribuir com uma instituição dessas. Penso que fizemos esse trabalho de melhoria da internet, mas que devemos fazer mais. Precisamos apoiar essa sala de automação, a 'Sala Diamante', para garantir uma educação de qualidade”, comentou Pedro Litsek.