A previsão de que grandes volumes de chuva passarão pelo Rio Grande do Sul neste fim de semana deixam o estado, novamente, em situação de alerta.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas tempestades com até 50 milímetros a partir desta sexta-feira (14), na metade Sul do estado. Já entre sábado e domingo, a chuva ganha força e sobe para o Norte, com precipitação que pode chegar a 100 milímetros.
No entanto, segundo a Defesa Civil estadual, os volumes podem chegar a 250 milímetros nas regiões de Caxias do Sul, Passo Fundo e em áreas próximas à fronteira com a Argentina, entre sábado e a próxima quarta-feira (19). Já as regiões central, dos Vales e Metropolitana devem ter até 150 milímetros de chuva.
“É uma chuva que preocupa, mas não é nada comparada ao último evento, quando tivemos 550 milímetros espalhados em algumas regiões. Agora, nós vamos ter chuvas que podem chegar a 250 milímetros”, diz Cátia Valente, meteorologista da Sala de Situação do Rio Grande do Sul.
É esperado que os rios tenham elevação, principalmente o Caí, Taquari e Uruguai, a partir de segunda-feira (14). Segundo o governador Eduardo Leite, são esperadas inundações.
“Mas até aqui, a situação não é nada semelhante ao que vivenciamos no início de maio”, garante Eduardo Leite em pronunciamento nas redes sociais.
Entre o final de abril e o início de maio, o RS sofreu as piores enchentes de sua história. Até agora, foram confirmadas 176 mortes. Mais de 420 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e outras 10 mil seguem em abrigos.