As instituições catarinenses seguem fortemente empenhadas em apoiar a população do Rio Grande do Sul após as cheias que assolaram o estado. Nos próximos dias, a Polícia Civil de Santa Catarina entrega cerca de 10 mil peças, entre roupas e calçados, para as vítimas das enchentes
Oriundo de apreensões feitas em operações das unidades policiais da DEIC e por iniciativa da Delegacia de Investigação aos Crimes contra a Fazenda Pública (DFAZ) e da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo, o material, que por decisão judicial iria para descarte, seguirá para Rio Grande do Sul em forma de doação.
Sensibilizada com a tragédia que afetou 452 municípios – cerca de 90% da área do estado gaúcho – a delegada Débora Mariani Jardim, titular da DFAZ, solicitou autorização ao Poder Judiciário para enviar os produtos apreendidos para o Rio Grande do Sul. Liberada para encaminhar o material, a primeira ação foi selecionar as peças. “Uma das nossas preocupações foi separar produtos adequados ao clima e necessários para o dia a dia das pessoas como calçados e roupas. O que estava com algum problema ou não era adequado à estação, foi descartado”, disse a delegada Débora.
Uma força-tarefa formada por policiais civis da DEIC começou a seleção, a separação e embalagem das peças. “Cerca de 30 policiais civis e voluntários trabalharam incessantemente por três semanas, selecionado as peças e embalando de acordo com tamanho, sexo e numeração. Como resultado, temos aproximadamente 500 embalagens que serão encaminhadas aos centros de atendimento aos desabrigados. Estamos finalizando a logística para enviar mais essa doação”, observou.
A delegada Débora destacou ainda o apoio da Delegacia-Geral (DGPC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) , e do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP), órgão da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SICOS), do Ministério Público (MPSC) e do Poder Judiciário.