domingo, 16 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
07/06/2024 14h24

Dura: Moisés fora da eleição, a volta de Stüpp e Jair Tártari são os destaques da coluna

Semanalmente, às sextas-feiras, Haroldo Silva, o 'Dura' traz suas análises de política ao HC Notícias. Confira!
Dura: Moisés fora da eleição, a volta de Stüpp e Jair Tártari são os destaques da coluna

BETO MARTINS

Entrevistei no HC, na segunda-feira (3), no programa DURA 1 HORA, o Secretário de Estado de Ferrovias, Aeroportos e Portos Berto Martins, que faz um trabalho diferenciado dentro do governo Jorginho Mello. Beto, como gosta de ser chamado, fala com muita propriedade da sua pasta nos três modais. Sobre o aeroporto de Jaguaruna, que provou ser viável para mais voos, disse que é prioridade do governo e que a PPP sai até setembro. Essa segunda tentativa de colocar essa PPP na Bolsa, segundo Beto Martins, é muito diferente da primeira. O governo fez as devidas reparações e correções, tudo leva a crer que vai satisfazer os investidores.

 

 

MAIS DADOS 

Além do Aeroporto, Beto Martins também tratou do modal ferroviário na entrevista, com muito entusiasmo e na certeza que estão no caminho certo modernizando o sistema. Em relação aos Portos, que o secretário é um especialista, tudo está indo de vento em popa para alcançar grandes índices de desenvolvimento na área e ótimos resultados de receitas.  

 

Por último, Beto falou da possibilidade de ser candidato a deputado federal ou estadual em 2026. Como velha raposa, disse que ‘tudo a seu tempo’ e que agora quer ajudar eleger os prefeitos apoiados pelo governador Jorginho Mello. Porém, não deixou de citar o apoio incondicional ao amigo deputado Estêner Soratto nessa eleição. 

 

 

THE END 

O ex-governador Carlos Moisés, que pelos seus apoiadores secretos, ainda ensaia ser candidato a prefeito aqui em Tubarão nessa eleição, poderá perder o único bem político que ainda lhe resta: ser o líder maior do Republicanos em SC. As negociações entre o presidente nacional do PL e do Republicanos estão adiantadas. E tem o aval do governador Jorginho Mello. Dizem que o martelo já foi batido. Mas ainda resta esperança de que isso não venha acontecer. Se o que ventilaram nesta quarta-feira (5) no meio político do estado for verdade, a situação do ex-governador ficará muito complicada. Poderá ter um THE END.

 

 

INIMIGOS À PARTE

O mais interessante é saber que o ex-governador perde o partido para seu rival. Jorginho Mello é quem está avalizando essa negociação. Todos sabem que Moisés e Jorginho travam uma guerra de narrativas desde a posse do governador. Farpas para todos os lados. Na articulação política, Jorginho já provou que é rei. Desde 2018 eleito senador, e em 2022 com chapa pura para governador. 

Caso isso aconteça, sem dúvida será uma derrota para Moisés. Difícil disputar a eleição neste ano, sob o comando do governador Jorginho Mello, seu desafeto público, que irá definir as diretrizes do partido neste pleito. 

 

 

MOISÉS FORA DA ELEIÇÃO 

Moisés com essa perda, ainda em negociação, definitivamente não deverá ser candidato a prefeito, mesmo querendo ser. Muito difícil para o ex-governador aparecer no dia 6 de outubro como candidato. Nem partido vai ter. Só um milagre poderá reverter a as notícias atuais, porém, não acredito nesse milagre. E aqueles que ainda falam sobre a possibilidade da vinda de Carlos Moisés a disputar essa eleição em Tubarão, melhor seria mudar o discurso o quanto antes. Milagre não existe na política e santo não vota. Mas a esperança é a última que morre.

 

 


CERTEZAS E INCERTEZAS 

Mãe Ricardina não cansa! São tantas informações políticas que ela não para um momento sequer de ler suas cartas, e chega a ficar tonta analisando sua bola de cristal. Mãe disse que está chegando perto dos partidos começarem a mudar seus figurinos. Sair do básico político para um figurino com mais cores devido às futuras coligações. Vai ser uma mistura que só vendo, segundo a mãe.

PUBLICIDADE

A VOLTA DE STÜPP

Carlos Stüpp, do PSDB, pediu sua exoneração do cargo que ocupava na assembleia na última quarta-feira. Esse gesto é um sinal claro que o ex-prefeito vem com claras intenções de ser candidato na majoritária. Porém, a especulação de que ele não será, ainda é muito forte. Stüpp está fazendo o que o momento exige no pré-eleitoral, conversar com os partidos, inclusive, com aquele que foi seu maior inimigo político de todos os tempos: o Progressistas.  Stüpp estará conversando nesta sexta-feira com o presidente e pré-candidato a prefeito Dr. Jean, do PP.  

 

FUMAÇA BRANCA NO MDB

Finalmente, não totalmente, o MDB nesta quinta-feira deve anunciar seu pré-candidato a prefeito nesta eleição.  O escolhido pelo critério de pesquisa feita internamente será o experiente delegado Jair Tartari, que ganhou a condição de ser o candidato pelo MDB e tem o compromisso de mostrar um partido forte e coeso, assim como o vereador Tancredo fez na reconstrução da sigla pós-2020.  Jair Tartari chega com apoio do vereador Tancredo e toda sua executiva e diretório.

 

VEIO PARA SOMAR 

Jair é mais moderado e nada radical. Sabe dialogar e tem longa história partidária dentro do MD, o seu primeiro e único partido. O MDB, agora sem amarras, vai buscar seu espaço nesta eleição. O caminho ficou mais livre e o tempo urge. Nesta sexta-feira, Jair Tartari vai levar uma comitiva para Criciúma, onde o MDB do sul estará reunido - e já vai como pré-candidato da sigla.

 

 

PUBLICIDADE

DESTAQUE DA COLUNA 
Sempre atuando no meio político, Everson Martins coloca seu nome à disposição do PSD para concorrer a uma vaga na proporcional em Tubarão nesta eleição. Experiente, articulado e com muito conhecimento político, é um nome que vem forte dentro do PSD e seu planejamento já está em prática com o objetivo claro de uma ótima eleição. Everson vem com apoios importantes e busca entre seus vários amigos a condição de chegar bem ao final do pleito. Everson Martins é o meu destaque da coluna nesta edição.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.