quinta, 20 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
04/06/2024 17h27

Projeto resgata história do comércio tubaronense em exposição nas vitrines

O objetivo da mostra é construir espaços de reflexão crítica a partir da análise da história do comércio tubaronense.
Projeto resgata história do comércio tubaronense em exposição nas vitrines

Considerado um patrimônio da identidade da cidade, a atividade comercial em Tubarão tem a sua história resgatada na exposição artística “Do Escambo ao Digital: História do Comércio Tubaronense”, que está nas vitrines de dezenas de lojas da área central da cidade. A iniciativa é do Museu Ferroviário, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Fundação Municipal de Cultura.

PUBLICIDADE

As lojas que recebem as obras em suas vitrines são a Atitude Calçados, A Barateira, Conquista Calçados, Modelly, Pompéia, Loja Nelson, Alcidino, Rinaldi, Perfil e a W&B Engenharia, responsável pela instalação do Obelisco A História do Comércio, criado por JP Anjo. O objetivo da mostra é construir espaços de reflexão crítica a partir da análise da história do comércio tubaronense, seus agentes, suas rotas, seu impacto na estrutura social, econômica e cultural.

PUBLICIDADE

A exposição é da modalidade ocupação urbana. Ela começa a partir da Praça Pery Camisão, seguindo pela Avenida Marcolino Martins Cabral, Rua São Manoel e Rua Lauro Muller, até chegar à Praça do Chafariz, além de ter um núcleo no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick.

 

A exposição

 

A exposição “Do escambo ao digital: História do comércio tubaronense”, é um projeto coletivo de artes visuais, composto por onze artistas locais participantes do Projeto Curadoria Artística, realizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão. O elenco conta com Bruna Neves, Brunna Venancio, Diana Mathiola, Eli Pereira, Idezio Jr, JB Guedes, JP Anjo, Lilian Guedes, Michel Torres Costa, Thiago Francisco e Valéria Braga.

 

Com curadoria de Silvana Silva de Souza, a exposição visa a ocupação de espaços públicos como meio de promover o acesso e a democratização da cultura e das artes à população em geral, fomentando o reconhecimento de um dos principais pilares do desenvolvimento do município, o comércio.

 

Além da CDL Tubarão, a exposição conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura. O evento integra a programação do recém-celebrado aniversário de 154 anos de Tubarão e do Programa Olha a Arte, promovido pela fundação.


 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.