quarta, 19 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
03/06/2024 15h19

Chuvas no RS: jovem de São Leopoldo lamenta perda da coleção de 300 livros

A casa de Yasmin de Oliveira ficou quase um mês debaixo d’água; lá ficaram os livros que colecionava desde os 11 anos de idade
Chuvas no RS: jovem de São Leopoldo lamenta perda da coleção de 300 livros

Os seres humanos são seres simbólicos e constroem a vida por meio de memórias e experiências — os bens materiais fazem parte deste processo. Quando perdemos algum destes objetos, é como se parte da identidade que construímos se rompesse. 

 

Com as cheias nas cidades do RS, isso aconteceu com inúmeras famílias. Álbuns de fotografias, fitas com registros, objetos com quem as pessoas tinham relação afetiva… Em São Leopoldo, Yasmin de Oliveira Trindade, de 22 anos, perdeu uma coleção de cerca de 300 livros, os quais colecionava desde os 11 anos.

 

“Não sei a quantidade exata dos meus livros, mas acho que em torno de 300. Eu tentei contar enquanto estava retirando, mas eles estavam muito destruídos, as capas caiam quando eu pegava”, conta Yasmin.
 

PUBLICIDADE

Yasmin diz que é difícil descrever o sentimento. “É difícil descrever, mas é semelhante ao luto. Ver tudo que você tem destruído… É muito mais do que coisas materiais, não tem palavras pra expressar a tristeza”, lamenta.

 

A casa da família de Yasmin ficou quase um mês debaixo d’água. “Saímos no dia 3 de maio, se não me engano, e voltamos no dia 27. Tudo destruído, não dava para recuperar, é horrível demais”, conta ela, que ficou ilhada com a família até a chegada do resgate.

 

“Quando saímos de casa, fomos para o apartamento da minha irmã. Lá, ficamos ilhados e tivemos de ser resgatados de barco. Saímos pela janela do segundo andar e fomos para um abrigo. Com a superlotação, fomos para a casa do sogro do meu irmão e depois para a casa de uma amiga da minha mãe”, relembra.

PUBLICIDADE

Neste fim de semana, Yasmin e a família conseguiram limparam a casa. “Ficamos limpando no domingo (2) das 8h até às 23h. Eu fiquei só o pó. A gente conseguiu um lava jato emprestado. Limpamos a cozinha, o banheiro e o quarto da minha mãe com vassoura e esponja quando a água nos canos ficou forte conseguimos usar o lava jato”, explica.

 

Yasmin fez uma vaquinha para ajudar a família a reconstruir a casa. “Fiz uma vaquinha, mas com o dinheiro não vou comprar livros. Será pra recuperar os móveis”, explica. Para quem quiser contribuir, o pix de Yasmin é (51) 992455256.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.