quinta, 20 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
29/05/2024 14h45

Em SC: tartaruga de 24 anos com cicatriz de 1,5 metro causada por anzol passa por eutanásia 

Conforme o PMP-BS, que havia resgatado o animal em São Francisco do Sul, necropsia mostrou que lesão ocorreu por ingestão de apetrecho de pesca, composto também por fio de nylon
Em SC: tartaruga de 24 anos com cicatriz de 1,5 metro causada por anzol passa por eutanásia 

Uma tartaruga-verde de 24 anos resgatada em São Francisco do Sul, no Litoral Norte do Estado, com quadro de infecção bacteriana irreversível, foi submetida a uma eutanásia. O procedimento ocorreu em fevereiro, mas só foi divulgado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) nesta semana.

 

Segundo o projeto, a necropsia identificou uma cicatriz de 1,5 metro no intestino do animal. A lesão foi causada por ingestão de apetrecho de pesca, composto por fragmento de anzol e fio de nylon, conforme o grupo.

 

O animal de 70 kg havia sido encontrado na Praia da Enseada, em 8 de fevereiro, por pessoas que passavam pelo local e acionaram a equipe da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille.

 

PUBLICIDADE

A tartaruga foi, então, transportada até a unidade, onde o veterinário responsável constatou que o animal estava irresponsivo, sem reflexo ocular, mandibular e cloacal, e com os batimentos cardíacos irregulares.

 

Devido à gravidade do quadro, a equipe seguiu, no mesmo dia, com o protocolo de "eutanásia humanizada", procedimento que ocorreu sem dor ou qualquer reação, segundo o PMP-BS.

PUBLICIDADE

Além da grave infecção bacteriana, o exame de necropsia revelou uma cicatriz linear na parte final do intestino, com pontos de ruptura e obstrução com necrose.

 

Conforme o projeto, toda a extensão da lesão foi causada por ingestão de apetrecho de pesca. O óbito é classificado como morte por interação antrópica quando tem relação com o ser humano.


Fonte: G1 SC
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.