domingo, 16 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
29/05/2024 09h20

Gravidade reversa? Vento forte faz água ‘cair pra cima’ em serra de SC

Vídeo mostra água subindo por paredão de rochas na Serra do Rio do Rastro
Gravidade reversa? Vento forte faz água ‘cair pra cima’ em serra de SC

É possível a água “cair pra cima”? Se depender da gravidade, não! Mas se o caso ocorrer em Santa Catarina, a resposta correta é: depende do vento. Isso porque, na manhã desta terça-feira (28), o vento forte fez com que as águas de uma pequena cachoeira da Serra do Rio do Rastro subissem pelo paredão de rochas. Assista ao vídeo:

 

PUBLICIDADE

As imagens foram divulgadas nas redes sociais, no perfil da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O local exato, no entanto, não foi citado na publicação.
 

Por mais que possa parecer, o fenômeno não desafia a lei da gravidade. O que acontece é uma inversão do fluxo da água por conta das rajadas de vento.
 

Por que a água ‘cai pra cima’?
 

Segundo meteorologistas, no momento em que os ventos do oceano vão ao encontro aos penhascos, a água é “obrigada” a voltar para a cachoeira.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias foram registrados ventos fortes em várias partes do estado de Santa Catarina. A previsão, segundo a Defesa Civil, é de que as rajadas de vento se intensifiquem na quarta-feira (29), devido à atuação de um ciclone em alto mar, podendo atingir até 70 km/h.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.