quarta, 19 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
27/05/2024 09h39

Amurel deve ter chuva volumosa ao longo desta segunda (27) e frio intenso a partir de terça (28)

Até o momento os  principais rios catarinenses encontram-se estáveis ou em recessão em praticamente todas as bacias hidrográficas
Amurel deve ter chuva volumosa ao longo desta segunda (27) e frio intenso a partir de terça (28)

A segunda-feira (27) será de tempo instável em quase todos os municípios catarinenses. De acordo com o departamento de Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), a formação de um ciclone extratropical no mar, próximo a costa do sul do Brasil, volta a provocar chuvas e temporais em Santa Catarina.

 

São esperadas chuvas volumosas entre os planaltos, Vale do Itajaí e litoral catarinense. Os volumes de chuva esperados variam entre 40 e 70 mm nas áreas em amarelo e de 60 a 80 mm (imagens ao fim da notícia) nas áreas em laranja do mapa, onde o risco para alagamentos e deslizamentos é moderado e alto, respectivamente.

 

 

Além da chuva volumosa, o processo de formação do ciclone também favorece a condição de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa, sendo ALTO o risco de enxurradas e alagamentos pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos entre o Meio-Oeste e o litoral.


As mínimas variam entre 7°C e 11°C entre os planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e oscilam entre 11°C e 18°C nas outras regiões. As máximas marcam entre 15°C e 18°C no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí e variam entre 8 e 14°C nas demais áreas.

PUBLICIDADE

Até o momento os  principais rios catarinenses encontram-se estáveis ou em recessão em praticamente todas as bacias hidrográficas, exceto em algumas bacias do Planalto Norte e Planalto Sul que ainda estão em lenta elevação.

 

Até o momento encontram-se acima da normalidade os rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste, Itajaí do Norte e Rio Itajaí-Açu, além dos rios Negro no Planalto Norte e Canoas no Planalto Sul, bem como nas localidades mais baixas do Litoral Sul.

 

Com o volume de chuva esperado há risco MODERADO a ALTO de inundações graduais nas bacias do Vale do Itajaí. Caso ocorram, devem impactar as áreas mais baixas dos municípios. Para as bacias nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul, o risco é MODERADO.

PUBLICIDADE

Na terça-feira (28), o aprofundamento do sistema de baixa pressão favorece a formação de um ciclone extratropical no mar, na altura do Rio Grande do Sul, diminuindo a incidência de chuvas no continente.

 

As temperaturas mínimas ficam próximas de 0°C nos pontos mais altos da Serra, oscilam entre 2°C e 7°C entre os planaltos e marcam entre 6°C e 14°C nas outras regiões.

 

As máximas variam entre 7°C e 13°C no Grande Oeste e no Planalto Sul e marcam entre 13°C e 21°C no restante do estado.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.