O final de semana em Santa Catarina será marcado por um combo de frio, agitação marítima e risco de ressaca devido a passagem de uma frente fria seguida do avanço de um sistema de alta pressão pelo Estado. Essas condições climáticas têm início na sexta-feira (24), e devem permanecer durante o sábado (25) e o domingo (26).
Até a tarde de sábado, esse sistema traz ventos fortes e persistentes para o Estado, especialmente nas áreas litorâneas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Os ventos sopram de sudoeste/sul, com velocidades médias entre 15 e 25 km/h e rajadas entre 45 e 70 km/h.
Como resultado do vento sul persistente em Santa Catarina, o mar fica muito agitado e com risco de ressaca no litoral catarinense durante o sábado. O mar começa a subir na madrugada da sexta-feira, apresentando ondas de direção sul com alturas entre 2,5m e 3,5m, e picos de até 4m na Grande Florianópolis e Litoral Sul. No Litoral Norte, as alturas variam entre 1,5m e 2m, com picos de até 2,5m.
Os ventos do quadrante Sul combinados à maré astronômica (causada pela Lua Cheia) também fornecem condições para alagamentos costeiros em municípios do Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul nestes dois dias.
Na retaguarda da frente fria a entrada da massa de ar frio provoca queda acentuada das temperaturas em Santa Catarina. O ar frio adentra o Estado pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo regiões como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A massa de ar frio avança para o restante do Estado até o final do sábado, com as temperaturas mínimas do dia sendo esperadas para a noite.
Os ventos fortes intensificam a sensação de frio, especialmente nas regiões costeiras. Tanto no sábado quanto no domingo, o tempo deve permanecer nublado a encoberto em Santa Catarina, o que faz com que as temperaturas praticamente não se elevem nas manhãs e tardes, ou seja, a amplitude térmica será baixa com sensação de frio intenso.