Foi deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (23) a segunda fase da Operação Ourímetro, que investiga fraudes em contratos da Prefeitura de Imbituba.
A ação visa combater uma organização criminosa que fraudava a execução de serviços de maquinários (trator, pá niveladora, caminhões caçamba e outros). Ao todo, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão e 10 servidores públicos foram afastados de suas funções.
No primeiro semestre de 2023, a Polícia Civil de Imbituba recebeu diversas denúncias anônimas que indicavam que as empresas contratadas por meio da licitação 0074/2022 estavam com o sistema de aferição de horas trabalhadas (horímetro) fraudados. Dessa forma, marcando horas a mais do que as efetivamente trabalhadas, o que gerou prejuízo à administração pública municipal.
Diante dessas informações, ocorreram diversas diligências preliminares com o objetivo de confirmar as informações. Apurou-se que a referida licitação tinha por objeto a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de locação de veículos automotor, tipo caminhão, caçamba/basculante e máquinas pesadas, com manutenção, motorista no caso de caminhão, operador no caso de máquinas, todos habilitados, combustível em ambos os casos e com horimetro em todos os equipamentos.
Ao final do certame, oito empresas foram vencedoras com a destinação total de 25 equipamentos para prestação de serviços à prefeitura de Imbituba, cujos valores somados da contratação é de R$10.091.890,00.
As diligências preliminares apontavam que os veículos contratados pela licitação 0074/2023 operavam com o horimetro adulterado, de forma a aferir horas trabalhadas muito acima das realmente realizadas pela empresa contratada, cujo pagamento a maior era realizado pela prefeitura municipal de Imbituba.