domingo, 16 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/05/2024 16h31

Hydro contribui para o desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico de Tubarão

Unidade da empresa no município completa 49 anos produzindo perfis de alumínio que estão presentes nos principais projetos arquitetônicos do país
Hydro contribui para o desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico de Tubarão

Atuando há 49 anos na região Sul, em Tubarão, Santa Catarina, a unidade especializada na fabricação de perfis de alumínio oferece ao mercado um produto que é infinitamente reciclável e, portanto, um facilitador para a transição energética no Brasil e uma sociedade de baixo carbono.

 

Com o compromisso de entregar um alumínio cada vez mais verde, a Hydro estabeleceu a meta global de diminuir as emissões de carbono em suas operações no mundo em 10% até 2025, em 30% até 2030 e a meta de neutralizar as emissões até 2050. Neste contexto, as operações da Hydro no Brasil, incluindo a de Tubarão, têm papel estratégico. 

 

Os perfis fabricados em Tubarão são voltados para o setor de construção civil e setor industrial. Além disso, a empresa possui na região um Parque Ambiental, com uma reserva de 39 hectares, localizada a três quilômetros da planta, e que conta com 85% de floresta nativa e é o berço de 176 espécies botânicas diferentes, com nascentes, trilha ecológica e açude. O objetivo da Hydro com o parque é a conservação de áreas naturais e a preservação da biodiversidade.

 

Gerando cerca de 300 empregos diretos e indiretos na região, a empresa possui uma unidade de anodização para acabamento superficial para perfis de alumínio com capacidade de 6.000 toneladas/ano. Com capacidade total de produção de 29 mil toneladas/ano de perfis extrudados, a unidade da Hydro em Tubarão conta com processos especializados de recorte, estampo e polimento de perfis de alumínio.

 

 

PUBLICIDADE

Com relação a investimentos, a empresa vem modernizando seu laboratório de ensaios mecânicos e a área de carregamento, melhorando ainda mais a infraestrutura da unidade. De 2019 a 2023, foram investidos pela Hydro na unidade R$ 30 milhões e outros R$ 5,3 milhões estão previstos para este ano. 

 

O alumínio fabricado nas plantas de extrusão da Hydro está presente em construções ícones como aeroportos, estádios de futebol e prédios de alto padrão entre outros.

 

“Estamos sempre buscando contribuir com o desenvolvimento da cidade de Tubarão, que completa 154 anos agora em maio e é uma das principais cidades não só da região Sul do Estado, como de toda Santa Catarina. Incentivamos a contratação de fornecedores locais; revitalizamos escolas e centros educacionais; realizamos ações de voluntariado, como campanhas para doação de alimentos e agasalhos, kits de higiene pessoal e fraldas geriátricas; entre outros”, afirma Sergio Ferraretto, diretor de planta, da Hydro Extrusão em Tubarão.

 

Sobre a Hydro Extrusão

No Brasil, a Hydro possui três plantas no negócio de extrusão: Itu e Santo André, no estado de São Paulo, e Tubarão, em Santa Catarina. A capacidade instalada anual no país é de, aproximadamente, 75 mil toneladas. 

 

Desde o lançamento do Skyline, em 2023, a Hydro Extrusão se fortalece ainda mais no segmento de construção civil. Em 2021, a empresa adicionou ao seu portfólio a linha de esquadrias Gold Slim. O produto é uma solução mais competitiva para o mercado e traz vantagens significativas como melhor design e acústica; maior passagem de luz; maior estanqueidade à água e redução no peso. O Gold Slim é resultado do trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento dos engenheiros da Hydro Extrusão, que registraram 24 patentes apenas com essa linha. 

 

As plantas de Hydro Extrusão no Brasil receberam os certificados da Aluminium Stewardship Initiative (ASI). A organização avalia diversos critérios que mostrem que princípios de Sustentabilidade e Direitos Humanos estejam cada vez mais incorporados nas cadeias de suprimentos. As plantas de Extrusão no Brasil certificadas pela ASI ficam localizadas em Itu (SP), Tubarão (SC) e Utinga (SP). No total, as fábricas empregam cerca de 900 pessoas.

 

 

PUBLICIDADE

Juntas, as unidades brasileiras de Extrusão fabricam mais de 80.000 toneladas de perfis de alumínio anualmente para clientes industriais, bem como para clientes do mercado de construção civil. A Hydro Extrusão é a maior área de negócios da Hydro, com 21.000 empregados em 40 países. Fornece componentes e soluções de alumínio sob medida para todos os setores, desde o automotivo e transporte de massa até construção civil, eletrônica, offshore e marítimo. A área de negócios atende a mais de 30.000 clientes em todo o mundo.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.