sábado, 22 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
22/05/2024 12h41

SC quer oferecer oportunidades para trabalhadores rurais afetados pelas chuvas no RS

RS tem prejuízo de mais de R$ 2,5 bilhões no setor agropecuário, aponta Confederação Nacional de Municípios (CNM)
SC quer oferecer oportunidades para trabalhadores rurais afetados pelas chuvas no RS

As intensas chuvas no Rio Grande do Sul já impactaram mais de 2,3 milhões de pessoas, de acordo com dados da Defesa Civil divulgados na terça-feira (21). As enchentes deixaram um rastro de desaparecidos, mortos, desalojados e desabrigados. Diante dessa situação, o secretário de Agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, anunciou que o estado pretende oferecer oportunidades para os trabalhadores rurais gaúchos impossibilitados de trabalhar em suas propriedades.

 

Em entrevista à CBN Joinville, Colatto explicou que Santa Catarina enfrenta um êxodo rural, com agricultores migrando para áreas urbanas, o que afeta a produção agrícola estadual. A proposta é que os trabalhadores rurais gaúchos, que precisam recomeçar em novas terras, possam preencher essas vagas.

 

— Estamos enfrentando uma escassez de mão de obra na agricultura. Agora, estamos trabalhando com o RS, que está em calamidade, para ver se podemos receber agricultores que perderam tudo e que têm empregados sem trabalho, para que venham para Santa Catarina. Temos demanda em várias áreas e queremos abrigar esses trabalhadores com conhecimento e tradição agrícola, oferecendo emprego e moradia — afirmou o secretário.

 

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os prejuízos no setor agropecuário gaúcho superam R$ 2,5 bilhões, principalmente na agricultura, conforme informou o g1.

PUBLICIDADE

— A vida no campo é muito difícil. A atividade agrícola é desafiadora e devemos olhar para o homem do campo de forma especial. Nós, da cidade, precisamos entender a dificuldade dos agricultores que perderam tudo, incluindo seu salário e trabalho. Todos precisam de um salário no final do mês para sustentar suas famílias — argumentou Colatto.

 

Colatto também destacou que a Secretaria de Agricultura de SC já está prestando apoio ao Rio Grande do Sul.

 

— Estamos buscando o seguro renda e o seguro agrícola para que os agricultores possam ser compensados pelas perdas e continuar na atividade. Caso contrário, eles migrarão para as cidades e quem produzirá os alimentos que consumimos? — questionou.

PUBLICIDADE

Além disso, SC está realizando um levantamento das pessoas interessadas em migrar para o estado, criando um cadastro em conjunto com o RS para mapear as áreas de atuação e necessidades dos agricultores.
 

— Precisamos identificar as necessidades aqui em Santa Catarina e obter a demanda do Rio Grande do Sul — concluiu.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.