Militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União (SC), repercutiram em todo o Brasil nesta semana após construírem uma ponte flutuante para ligar as cidades de Lajeado e Arroio do Meio, fortemente atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul.
Mais de cinco mil pessoas utilizaram o equipamento, que foi construído pelos militares em dias com temperaturas abaixo dos 10ºC,
A construção da passadeira, ou ponte flutuante, iniciou na noite fria da última terça-feira (14) e foi finalizada em menos de 24 horas. Ela substitui as duas pontes que ligavam os municípios e que foram destruídas pelas chuvas que atingiram o estado gaúcho. Com isso, as comunidades vizinhas só podiam ser conectadas por meio de barco.
O equipamento possibilitou o restabelecimento do fluxo contínuo de pedestres entre os municípios e registrou a passagem de 20 pessoas por minuto. Para transitar no local, todos devem colocar coletes salva-vidas e, no fim da travessia, os pedestres ainda recebem apoio dos militares, já que o solo ainda está encharcado e com a presença de muito barro. As imagens da estrutura móvel foram reproduzidas em jornais em todo país.