Imagens obtidas com exclusividade pelo HC Notícias mostram o momento em que as águas do Guaíba voltaram a subir na segunda-feira (13), no bairro Ipanema, em Porto Alegre. O registro foi feito pela manhã. Assista:
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estima que Guaíba, em Porto Alegre, deve atingir seu nível máximo entre a tarde e a noite desta terça-feira (14), e que o lago deve alcançar entre 5,3 e 5,5 metros.
"Tudo depende das condições [meteorológicas e de infraestrutura]. Vento, chuva, se as estações [de bombeamento de água] estiverem em funcionamento. São variáveis que prejudicam a modelagem. Há incerteza. Mas essa é a expectativa", relata o professor Fernando Dornelles, do IPH.
O número de mortos nos temporais e enchentes que assolam o estado desde o final de abril chegou a 148 até esta terça-feira (14). O boletim da Defesa Civil ainda contabiliza 124 desaparecidos e 806 feridos.
O Guaíba está em elevação desde o fim de semana e a tendência é que continue subindo principalmente por conta das bacias hidrográficas que alimentam ele d' água: os rios Taquari, Caí, dos Sinos e Gravataí deságuam no Guaíba.