quinta, 23 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
13/05/2024 21h45

Câmara de Tubarão aprova proibição de linguagem neutra e banheiros unissex

Ambos os projetos são de autoria do vereador Nilton de Campos (PL).
Câmara de Tubarão aprova proibição de linguagem neutra e banheiros unissex

A Câmara de Vereadores de Tubarão aprovou, nesta segunda-feira (13) dois projetos de lei que visam a proibição de banheiros unissex e do uso de linguagem neutra em espaços públicos da cidade. Ambos os projetos são de autoria do vereador Nilton de Campos (PL).

PUBLICIDADE

O primeiro projeto de lei visa “garantir, nos espaços públicos de uso coletivo no município, a utilização dos seus banheiros de acordo com o sexo de nascimento das pessoas”, diz o texto. A determinação é de que os espaços públicos como banheiros, vestiários e similares, quando de uso coletivo, deverão ser utilizados de acordo com o sexo do nascimento da pessoa, utilizando-se a denominação masculino e feminino.

PUBLICIDADE

“Em vários estados brasileiros temos visto a alteração de espaços sanitários para unissex, em substituição aos espaços exclusivos femininos. O que se constata, ainda, é que os espaços masculinos acabam por se manter os únicos exclusivos, enquanto aos espaços das mulheres recai todas as inúmeras ‘identidades de gênero’ que sujeitos do sexo masculino assumem: transfemininos, travestis, gênero fluido, não binários e diversos outros que alegam necessidade de usar unicamente os espaços femininos”, afirma o edil na justificativa do projeto.

 

Já no segundo projeto, que aborda a estabelecimentos municipais de ensino e a administração pública de Tubarão. O projeto cita ainda “dialeto não binário’’ ou “qualquer outra forma de linguagem que descaracterize o uso da norma culta” da língua portuguesa.

 

Estão inclusos também documentos oficiais da administração pública, editais de concursos públicos e ações culturais, esportivas, sociais e publicitárias custeadas por verba pública.

 

A violação da norma poderá acarretar sanções às instituições de ensino e aos profissionais da educação. A redação de documentos, títulos e editais públicos que descumpra a regra poderá ter sua nulidade.
 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.