Imagens mostram a ponte sobre o Rio da Prata, divisa entre Nova Prata e Protásio Alves nesta segunda-feira (13). O aumento rápido do nível da água impede a circulação de veículos e alerta para os riscos de travessias nesse ponto.
Vídeo: Luis Carlos Bortolon.
Uma massa de ar polar derruba as temperaturas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, enquanto a chuva dá uma pequena trégua aos moradores do estado. No RS, nas regiões mais elevadas, a temperatura pode ficar abaixo de 0°C, mas em grande parte do estado não passa dos 10°C na noite desta segunda-feira (13). As informações são de Ronaldo Coutinho.
O nível do Guaíba pode ultrapassar a marca histórica registrada no último dia 5 e chegar a 5,5 metros entre segunda (13) e terça-feira (14), de acordo com projeção elaborada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O lago teve leve alta neste domingo e atingiu 4,64 metros no Cais Mauá, na capital Porto Alegre.
Segundo a UFGRS, a principal preocupação do momento é a nova elevação de níveis em função das chuvas e do efeito do vento. Todos os cenários previstos pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) para a próxima semana apontam para uma cheia duradoura do Guaíba, e repique com nova elevação dos níveis para acima dos 5 metros.